Conceito significativo para variados setores no mercado, o brand equity viabiliza a identificação do impacto que as marcas podem ter. Isso acontece porque ele trata do valor agregado aos serviços e produtos por intermédio das organizações.

Porque esse tipo de aplicação seria importante para um empreendimento? Basta imaginar a grande influência na percepção da audiência em relação à organização. Isso acaba se refletindo nos lucros, espaço no mercado e no interesse de investidores.

Dessa forma, pode-se sintetizar o brand equity ao valor da marca. Por intermédio desse aspecto trabalhado de maneira adequada, o espaço no mercado é notável, o que também indica um diferencial competitivo.

Para compreender melhor o papel do brand equity e a importância nas empresas, trouxemos um exemplo: essa empresa de etiquetas de cetim personalizadas.

Quando se fala em valor de mercado, pontos abstratos também são abordados, como o desejo despertado nos compradores e a fidelidade. Eles são aspectos alcançados utilizando algumas estratégias, independente de similaridade ou superioridade à concorrência.

É válido citar que por mais que a precificação acabe sendo a consequência de outros detalhes que seguem a proposta da marca de oferecer valores mais acessíveis ou não, em relação aos lucros, aspectos notáveis podem ser avaliados devido às possibilidades de expansão, confiança e inovação.

Qual é a relação entre brand equity e branding?

Nesse cenário, é de grande importância citar que o branding desempenha um papel indispensável para a geração do brand equity.

Sendo assim, ações são aplicadas em prol do fortalecimento da organização. Isso consequentemente, contribui com o seu valor em relação aos clientes, investidores e mercado no geral.

Pode-se dizer que diversos aspectos relevantes para a composição de um empreendimento estão associados ao branding. Podemos citar como exemplo o design, valores, tipo de comunicação e seu diferencial.

Por exemplo, o branding de uma empresa de montagem de placas eletrônicas. Ele é essencial para que a empresa alcance singularidade por envolver os conceitos e demais características de sua atuação.

Portanto, consumidores que necessitarem desse tipo de serviço para projetos dessa área provavelmente irão procurar a organização devido à confiança conquistada.

A principal distinção é que o branding corresponde a estruturação sólida da marca. Enquanto o brand equity pode ser gerado por este meio e outras ações que trabalham o valor da organização e seus serviços ou produtos.

O impacto do marketing digital no brand equity

Com a popularização da internet, o modo de consumo das pessoas foi afetado. E, com isso, novas estratégias foram criadas para alcançar melhorar o alcance e a audiência online. Dessa forma, temos um grande potencial para trabalhar o conceito de brand equity em aspectos como os seguintes:  

Seleção de canais de comunicação

Há uma série de canais que viabilizam a implantação das estratégias de marketing digital. Por isso, é imprescindível escolher com cautela onde a marca terá presença, como em blogs e/ou redes sociais.

O ideal é que o empreendimento busque trabalhar sua imagem por meio de canais em que as personas estão. Afinal, elas correspondem a um perfil semi fictício do consumidor ideal e é um dos fatores decisivos para o direcionamento das estratégias.

Além dessas questões, independente do canal, é interessante que a regularidade exista, caso contrário, a percepção da empresa pode ser comprometida.

Como exemplificação de meios que podem ser trabalhados e até mesmo de conteúdos, é possível citar uma organização que atua na área de conserto de porta corta-fogo. Ele é um produto fundamental para projetos contra incêndio por contribuir com a retenção das chamas e fumaça entre os ambientes.

Dessa forma, algumas das alternativas que podem ser exploradas pela corporação são:

  • Infográficos;
  • Artigos;
  • Podcasts;
  • Vídeos.

Infográficos, artigos e até mesmo vídeos podem ser elaborados para blogs. Diversifique o conteúdo com dicas e a importância de projetos contra incêndio, assim como a importância da manutenção periódica de cada elemento.

Dependendo da persona da empresa, vídeos para o Youtube, Instagram e a elaboração de podcasts também podem ser alternativas favoráveis, o mesmo se enquadra ao se tratar de conteúdos exclusivos através de e-mail, sendo essa uma forma de estabelecer uma comunicação mais direta. 

Precisão na abordagem

Certamente, a forma de se comunicar com o público tem grande impacto para as estratégias de marketing digital e a imagem da empresa no todo, não basta atuar no canal adequado, é preciso criar conteúdos qualificados.

Por exemplo, fabricantes de transformadores podem atender predominantemente outras empresas e para potencializar as chances de identificação do público, é importante alinhar o fortalecimento das marcas com o atendimento das dores da audiência.

Para trabalhar os materiais de forma adequada, o marketing de conteúdo pode ser implantado, em especial, para criar valor através de conteúdos que tenham relevância para o público.

Dessa maneira, é possível obter mais engajamento nos canais de atuação, assim como um tráfego orgânico mais notável.

Além dos pontos citados, é importante que a abordagem seja consistente e compatível com a identidade da empresa, caso contrário, reações negativas podem ser geradas e alcançarem muitas pessoas rapidamente.

Como obter brand equity através do conteúdo?

Anteriormente foi possível observar o potencial de alinhar o marketing digital com o brand equity e nesse cenário, estratégias como o marketing de conteúdo possuem relevância devido ao fato de que os materiais criados são específicos para a audiência, além de contribuírem para a educação de mercado.

Afinal, informações realmente úteis para a audiência são trabalhadas e é interessante dar ênfase que é algo que pode ser favorável para os mais variados setores.

Por exemplo, no caso de marcas que atuam com manutenção de cabine primária, uma atividade muito requisitada em indústrias por ser um dispositivo essencial para distribuição de energia adequada nesse meio.

A elaboração de conteúdos relevantes é significativa, não para chamar a atenção, mas para atender as necessidades dos clientes e até mesmo contribuir com uma decisão melhor de compra, consequentemente, gerando brand equity.

O mesmo se enquadra nas organizações do setor ambiental que contribuem na elaboração de plano de recuperação de áreas degradadas, que podem apresentar conteúdos exclusivos sobre a importância dessa atividade, dicas, entre outras possibilidades.

Naturalmente, para que seja um processo eficaz, é preciso que exista atenção aos mais variados fatores, tais como:

Metas

É fundamental que as metas estejam claras e alinhadas com outras áreas, pois dessa forma, podem ser convertidas em métricas para o devido acompanhamento.

Isso se deve ao fato de que podem estar associadas com os mais variados aspectos além da marca, como o alcance de um maior número de vendas.

Independente dos objetivos definidos, é preciso que exista clareza entre os setores, principalmente para que não ocorra nenhum transtorno em relação ao posicionamento nos canais de comunicação.

Estudo da audiência

Uma segmentação adequada é decisiva para a atuação de qualquer empresa, afinal, há grandes distinções no direcionamento das marcas.

Por exemplo, o conteúdo elaborado por uma empresa de montagem e manutenção industrial, certamente apresentará aspectos distintos de outras áreas. Por essa razão, é preciso que estudos sejam realizados cautelosamente.

Desta forma, será possível identificar o melhor tipo de linguagem, formato de conteúdo e consequentemente, alcançar maiores chances de contribuir com uma percepção positiva da empresa através dos materiais.

Planejamento e criação

O planejamento é indispensável em qualquer área de uma empresa e nesse caso, deve envolver os tipos de conteúdos, frequência, canais que serão utilizados, entre outras possibilidades significativas para o público.

Após o planejamento, é preciso criar e distribuir o conteúdo, que são etapas abordadas anteriormente. Todavia, além das informações apontadas, é válido citar que há possibilidade de apostar na estruturação de um time especializado ou de terceirizar a criação.

De qualquer maneira, os formatos, assim como a distribuição, devem ser analisados cautelosamente para garantir resultados satisfatórios.

Análise de resultados

Assim como em qualquer tipo de estratégia implantada nas corporações, é preciso averiguar a eficiência, em especial, para realizar ajustes caso necessário.

Por exemplo, uma empresa de calibração de instrumentos que deseja gerar melhores resultados através de conteúdo deve analisar fatores como número de visitantes únicos em páginas e o reconhecimento da marca, que corresponde ao brand awareness.

Além disso, deve-se observar o tempo na página e as interações, é uma forma de analisar o interesse e o poder de envolvimento desempenhado pela marca.

É interessante citar que determinados atributos, embora tenham grande potencial para as corporações, por si só não são suficientes para alcançar destaque no mercado. Por isso, há exigência de que exista uma comunicação eficiente e um trabalho constante para promover valor e fortalecer a marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Cadeia de Valor