Aqui no blog do Acelerato estamos fazendo uma coletânea de posts e artigos sobre Help Desk. E entre os diversos assuntos estão como lidar com as reclamações de clientes, algumas definições de termos relacionados com a área, carreiras e várias dicas de como ter uma área de Help Desk melhor e mais eficiente. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre ITIL Help Desk.

Uma boa equipe de Help Desk é muito mais do pessoas da área de tecnologia resolvendo problemas de cliente com cordialidade. Para se ter excelência no atendimento existe todo um estudo e um conjunto de práticas testadas e aprovadas por grandes empresas. Como por exemplo o ITIL.

Mas o que é ITIL mesmo?

Este acrônimo de “Information Technology Infrastructure Library” (ITIL), pode ser compreendido como um conjunto de práticas que ajudam a instaurar e manter, dentro da empresa, a gestão de serviços de TI. É entregar um serviço aos clientes focando em alguns pilares, como pessoas, processos e tecnologia.

Para que não fique confuso, veja o ITIL como uma coleção de livros, ou uma biblioteca, que fornece orientações de melhores práticas para a área de TI. Buscando assim, uma melhora contínua nas pessoas, processos e tecnologia empregadas.

O ITIL não é um manual que nos diz o que devemos fazer, ele nos ensina alguns caminhos para criarmos um bom planejamento e entregar bons serviços para os clientes. Ele é um modelo flexível, ou seja, o ITIL pode ser adotada e adaptada independente do tamanho da empresa ou do setor e atualmente é usado por milhares de empresas no mundo.

 

ITIL Help Desk: como otimizar seu atendimento!

A ITIL está diretamente relacionada com a melhoria dos processos da empresa em geral. Assim, identificando prioridades e outras formas de otimização de trabalho, como por exemplo:

  • Fortalecimento da gestão de todos os ambientes da TI, inclusive o Help Desk;
  • Melhoria contínua na satisfação dos usuários internos e externos;
  • Redução dos custos da área;
  • Orientação a processos com significativa redução nos tempos de execução e distribuição de serviços;
  • Diminuição gradativa da indisponibilidade dos recursos e sistemas, causados por falhas no planejamento das mudanças e implantações em TI;
  • Reconhecimento da capacidade de gerenciamento pelos acionistas, colaboradores e clientes.

 

Para mais informações acesse > ITIL como Ferramenta no Desenvolvimento Estratégico de sua Empresa!

Gostou? Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.

Quer receber as últimas novidades sobre atendimento? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.