Neste Papo Rápido do Acelerato, Sistema de Help Desk e Gestão de Projetos, Larissa Ramos fala sobre as 6 Principais Tendências do Atendimento ao Cliente em 2018.

Sabemos que o Atendimento ao Cliente está sempre evoluindo e não vai ser diferente em 2018. Sendo assim, hoje eu vou falar sobre as 6 principais tendências do atendimento ao cliente para o ano de 2018, segundo grandes consultorias internacionais:

1 – MÁQUINAS PARA AUXILIAR NO ATENDIMENTO

A Inteligência Artificial está cada vez mais avançada e apta para ajudar as empresas na interação com os seus clientes, e em 2018, o uso das máquinas no Help Desk será ainda mais evidenciado.

2 – A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES PERMANECERÁ SENDO A MÉTRICA MAIS IMPORTANTE

São várias as métricas de produtividade consideradas pelas empresas, incluindo o nível do serviço, prospecções e o número de oportunidades geradas, porém, a mais importante de todas continuará sendo a satisfação dos clientes, a qual ganhará ainda mais espaço no próximo ano.

3 – EXPANSÃO DO AUTOATENDIMENTO

Apesar de ainda estarem em estágio inicial no país, a tendência para 2018 é de que os canais de autoatendimento se expandam em empresas de diversos setores. Há alguns anos, em um levantamento feito pela Microsoft Brasil, mais de 90% das pessoas entrevistadas afirmaram que gostariam que as empresas brasileiras oferecessem alguma opção de autoatendimento em seus sites.

4 – O TELEFONE FIXO PERDERÁ AINDA MAIS ESPAÇO

Se nos últimos anos o volume de atendimentos pelo telefone fixo já vinha caindo, essa tendência irá se afirmar ainda mais em 2018. Enquanto o telefone tem deixado de ser uma opção para uma grande parcela dos consumidores, outros canais digitais como as redes sociais e o email crescem a cada ano.

5 – A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO PROATIVO

Em alta recentemente, o atendimento proativo consiste em identificar possíveis problemas antes que os clientes percebam e assim, já estar pronto para resolvê-los imediatamente.

6 – e por fim a sexta ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO FERRAMENTA DE MARKETING

Nesse novo ano, a qualidade no atendimento prestado por uma empresa terá uma relevância ainda maior em termos de marketing. Isso significa que, caso os consumidores tenham boas experiências com uma empresa, o fato de divulgarem isso em suas redes de contato terá um potencial ainda maior de trazer resultados positivos para a marca, servindo como uma ferramenta de marketing bastante eficaz.

Assista ao vídeo. =D