Seja bem vindo ao Papo Rápido do Acelerato, sistema de help desk, service Desk e gestão de projetos e hoje Wilson Souza dá algumas dicas para você ser um ótimo técnico de Help Desk.

Os técnicos em Help Desk e atendimento ao cliente são profissionais de grande importância para as empresas, tendo em vista que esse setor exerce um papel essencial para a fidelização de clientes. Por lidarem diretamente com os consumidores, os técnicos que trabalham nessa área precisam estar se aperfeiçoando constantemente para garantir que o nível do atendimento permaneça alto. Pensando nisso, confira algumas dicas sobre como esses profissionais podem se tornar ainda melhores no trabalho que exercem.

O primeiro ponto é manter a organização. Os funcionários da área de Help Desk precisam manter em um local de fácil acesso os registros dos atendimentos realizados, além das informações dos clientes e outros dados.

Para isso, é fundamental manter o ambiente de trabalho organizado, tanto para que a rotina de tarefas funcione corretamente, como também para que toda a equipe consiga interagir de forma orgânica. Atualmente, já existem sistemas online como o Acelerato que auxiliam na organização da área corporativa do Help Desk e também otimizam o tempo da equipe de atendimento e do cliente.

O segundo é saber trabalhar em equipe. O atendimento ao cliente de uma empresa depende diretamente do quão bem integrada se encontra a equipe responsável pelo Help Desk.

Por essa razão, os profissionais dessa área precisam se adaptar ao trabalho em equipe, compreendendo que em muitos casos, para que os clientes permaneçam satisfeitos, é necessário haver um esforço coletivo.

O terceiro é otimizar o tempo dos clientes além de saber se expressar de forma simples e fácil. Quando se trata de um Help Desk, a ampla maioria dos clientes espera por soluções e respostas que sejam ao mesmo tempo claras e rápidas.

Devido a complexidade de certos problemas, muitas vezes é preciso transferir os clientes para outros ramais ou para outro membro da equipe. Nesses casos, é fundamental que o primeiro técnico informe previamente a situação daquele cliente, evitando que este tenha que explicar novamente o seu problema, algo que gera insatisfação e sensação de descaso aos clientes.

O quarto é ter paciência e empatia. Para lidar bem com o público, os técnicos em Service Desk precisam ter bastante paciência e empatia para tentar entender e se colocar na situação dos clientes.

Muitas vezes, é preciso saber driblar as dificuldades e manter a postura, indo de acordo com os princípios e valores da corporação. Portanto, mesmo quando as situações parecerem difíceis de serem resolvidas, esses profissionais precisam saber se comunicar corretamente e garantir que todos os esforços estão sendo feitos em prol de ajudar os clientes.

E o quinto é não esquecer do pós-atendimento. Em alguns casos, o técnico de Help Desk não deve apenas arquivar um atendimento, mas sim se organizar para checar posteriormente com o cliente se tudo deu certo e se os problemas foram realmente solucionados.

Ao fazer isso, o profissional demonstra aos clientes o quanto a organização se preocupa com o seu bem-estar e satisfação, fatores essenciais para que um cliente volte a fazer negócio com a empresa.