Seja bem vindo ao Papo Rápido do Acelerato, sistema de help desk, service Desk e gestão de projetos e hoje Wilson Souza fala sobre as principais falhas na gestão de projetos.

Gerir projetos não é exatamente uma tarefa das mais fáceis. Isso decorre do fato de que o gestor deve estar sempre atento às diversas etapas que um projeto pode demandar. É comum, contudo, que o líder cometa alguns erros, ainda que acredite ter feito o melhor possível. Conheça as principais falhas na gestão de projetos e saiba como evitá-las:

A primeira falha é ter pouca clareza quanto aos objetivos desejados. Em meio a um cotidiano bastante agitado, é comum o profissional responsável pela gestão de projetos não conseguir vislumbrar como determinada tarefa poderá render resultados positivos. Dessa maneira, o mais recomendado é traçar um planejamento minucioso sobre cada etapa do processo antes de sua execução.

O segundo ponto é a falta de engajamento da equipe. Ainda que o líder seja responsável pela tomada de decisões estratégicas, o sucesso de um projeto depende de todos os integrantes da equipe.

Com isso, mais que dar ordens, deve-se motivar os membros da equipe de modo que se empenhem ao máximo até que os planos saiam como o esperado.

Outro ponto que dificulta a gestão de projetos é o líder ter dificuldade delegar tarefas. Concentrar todas as decisões para si é uma forma de demonstrar à equipe que não se confia em sua capacidade.

Além de não se conseguir dar conta de finalizar todas as tarefas, quando não se delega atividades para os outros profissionais, perde-se mais tempo com preocupações do que com decisões. Nesse caso, é importante que haja um desprendimento por parte do gestor que deve confiar mais nas habilidades do seu grupo.

O quarto ponto é não saber impor limites quando necessário. Sugestões devem ser sempre bem recebidas por quem se incumbe da gestão de projetos, mas lembre-se as tomadas de decisão devem ser feitas pelo líder.

Há diversas razões para que alguém esteja em uma posição de liderança. Para tanto, no momento de vetar alguma tarefa ou ideia em um projeto, o responsável deve agir da forma que julgar melhor, ainda que seja recebido com certa desaprovação pelos demais.

Lembre-se, saber lidar com pessoas é algo que sempre estará presente na vida de quem trabalha com a liderança de alguma equipe. Por esse motivo, estude a empresa, o mercado e as pessoas com quem trabalha. Desta forma 80% das falhas que ocorrem na gestão de projetos serão minimizadas e você poderá tomar decisões mais concientes com o momento atual da sua empresa.