No Papo Rápido de hoje, Larissa Ramos fala sobre Gestão de Conhecimento nas Empresas.

As informações se tornou um dos pilares da gestão estratégica das empresas. Por esse motivo, é possível afirmar que os empresários que investem na qualificação dos seus funcionários através do conhecimento são recompensados a curto, médio e longo prazo, pois passam a entregar um serviço de maior qualidade aos seus clientes e, consequentemente, estabelecer o nome daquela marca no mercado.

Tendo isso em mente, listamos a seguir algumas maneiras interessantes de se promover a gestão de conhecimento dentro das empresas e qual a melhor forma de colocá-las em prática.

1) TREINAMENTOS INTERNOS

Realizar treinamentos internos periodicamente é o primeiro passo para promover o conhecimento no local de trabalho.

Nesse caso, é importante ressaltar que não são apenas os novos funcionários que precisam ser treinados, pois toda a grade de colaboradores deve frequentar esse tipo de evento para aprender e trocar experiências, servindo inclusive para fortalecer o espírito de equipe da empresa.

2) WORKSHOPS E PALESTRAS

Além dos treinamentos internos, é igualmente importante investir em eventos com pessoas de fora da empresa, que tenham uma perspectiva de mercado e de negócios mais abrangente.

Para isso, é sempre uma boa ideia organizar workshops e palestras com profissionais conceituados da cidade, estado ou do país, dependendo do orçamento permitido. Esse tipo de evento, além de promover o conhecimento, também ajuda a motivar a equipe, o que acaba beneficiando a empresa pois funcionários satisfeitos conseguem realizar um trabalho muito mais eficiente e produtivo.

3) INTERCÂMBIO ENTRE ÁREAS E SETORES

Por fim, o item mais econômico e simples de ser colocado em prática é o intercâmbio entre profissionais de diferentes áreas de atuação.

Essa experiência começou a ser realizada há algumas décadas nos Estados Unidos e demonstrou um grande potencial no que diz respeito a troca de conhecimento, pois ao se colocar um funcionário por um ou dois dias em uma área diferente da sua, o resultado é que aquele profissional terá novas perspectivas sobre o funcionamento da empresa, servindo também para fortalecer os laços entre a equipe.