Neste Papo Rápido do Acelerato, Sistema de Help Desk e Gerenciamento de Projetos, Larissa Ramos fala sobre ITSM.

O ITSM ou Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação, pode ser definido como um conjunto de ferramentas destinadas a suprir de maneira eficiente e eficaz as operações de TI de uma organização, por meio dos sistemas adequados que consigam suprir às necessidades da empresa e do cliente de modo satisfatório.

Diferente dos serviços comuns de TI que tem como foco principal a tecnologia envolvida nos processos, o ITSM tem como princípio oferecer uma visão sobre o todo, sempre procurando estabelecer e renovar padrões, gerenciando todo o ciclo de vida da rede de computadores.

O gerenciamento de serviços de TI tem como objetivo prover serviços e processos de tecnologia da informação com qualidade, sempre alinhados às necessidades específicas de cada negócio. A ideia é manter a redução de custos a longo prazo.

Isso significa ter uma empresa preocupada em entender as necessidades e expectativas da sua organização. Além disso, esse negócio especializado — isto é, que enxerga que o setor de TI de uma empresa não pode ser tratado como um grupo de profissionais que executam tarefas isoladas, mas sim como um trabalho conectado que vai buscar os meios mais apropriados e rápidos para resolver os seus problemas.

Mas não basta apenas saber o que é o gerenciamento de serviços de TI para conseguir implementá-lo na empresa. Conhecer os benefícios de qualquer processo é vital para poder “vender” a implementação das melhores práticas de serviços de TI para a diretoria.

Este suporte é muito abrangente e envolve as duas pontas de uma cadeia. Ou seja, cliente e empresa, indo muito além de somente o atendimento ou o financeiro da empresa, por exemplo.

O sistema de integração engloba sim o financeiro e atendimento ao cliente, mas também opera no gerenciamento de incidentes, riscos ou problemas, marketing, help desk multinível, gestão de pessoas, e muito mais.

Há muitas vantagens em investir na otimização do Gerenciamento de Serviços de TI de uma empresa. Com o “up grade” do sistema interno é possível alcançar:

• Maior agilidade nos serviços;
• Controle eficiente do ambiente de TI;
• Informações mais precisas;
• Melhoria na administração das informações adquiridas durante os processos;
• Aumento na produtividade da equipe;
• Vantagem competitiva sobre os demais;
• Acompanhamento de problemas/soluções apresentadas;
• Valor agregado aos serviços da empresa;
• Entre muitos outros benefícios.

Assista ao vídeo. =D