Seja bem vindo ao Papo Rápido do Acelerato, Sistema de Atendimento ao cliente e Gestão de Projetos. E hoje Joyce Souza fala sobre Mindset e a Metodologia Ágil.

O Mindset pode ser definido como configuração da mente e sua principal característica é o poder que ele tem de se tornar decisivo para um eficiente processo de mudança.

Na Metodologia Ágil, isto vira uma opção diante da gestão tradicional de projetos e consegue ser aplicada em qualquer tipo de planejamento. Dessa forma, essa metodologia auxilia as equipes de trabalho nas eventualidades que surgem dentro dos projetos.

Logo, isso se torna uma busca em promover um processo de gerenciamento de projetos que colabora na inspeção e adaptação frequente, por meio de práticas produtivas que se destinam a conceder uma entrega rápida e de alta qualidade do produto.

Por isso, há muito benefícios de se desenvolver o Mindset em sua equipe ágil, sendo eles:

* A possibilidade do colaborador encarar o fracasso como uma oportunidade de evoluir, na medida em que o mesmo passa a acreditar que suas habilidades nascem a partir dos seus esforços;
* Outro ponto forte do Mindset é a sua capacidade de promover mais disposição nas pessoas para enfrentar os desafios do dia a dia, além de ajuda-las a se tornarem mais criativas e versáteis, no que diz respeito à solução de problemas e tomada de decisões, devido ao processo contínuo de aprendizagem;
* Essa técnica também garante ao indivíduo maior qualidade de vida e menor nível de stress, pois visa sempre a necessidade da mudança pessoal, trazendo mais satisfação pessoal.

A aplicação do Mindset exige o cumprimento de itens indispensáveis, para assim conquistar a sua eficácia. Inicialmente, é fundamental que o colaborador desenvolva suas habilidades, localizando qual é área que tem maior domínio e quais são os pontos fortes e fracos, compreendendo assim, a capacidade da mudança como fator diferencial.

Consequentemente, estipular uma meta e utilizar as principais forças para conquista-la é crucial. No final, o resultado esperado é de um bom Mindset.