Neste Papo Rápido Wilson Souza fala sobre a importância de conhecer o atendimento dos seus concorrentes.

Conhecer a empresa onde se atua é extremamente importante e necessário para conquistar o mercado. Porém para conhecer a empresa em profundidade, é necessário saber qual a posição que ela ocupa em relação à concorrência e Principalmente como seus concorrentes se comunicam e atendem seus clientes. Focando nisso é que você irá ver quais forças e fraquezas a sua empresa tem, e assim conseguir aproveitar as oportunidades do mercado.

Existem várias maneiras de se obter um perfil detalhado do atendimento dos concorrentes. Uma delas é a própria internet que abriga diversas informações valiosas, já que é bastante comum as pessoas expressarem o nível de satisfação com o atendimento que recebem por parte dessas empresas. Outra é por meio Associações e Cooperativas pois geralmente elas conhecem o modo como as demais organizações atendem o consumidor.

Com esses dados em mãos você poderá elaborar um planejamento de modo a estabelecer comparações. É importante que manter o foco dos negócios, mas sempre atentando para o que há de mais forte nos concorrentes. Entender como se dá o sucesso ou fracasso dos outros, poderá ser uma importante ferramenta para aprimorar o próprio atendimento prestado.

Fazer sempre melhor que os demais, já não é suficiente. É preciso prestar um atendimento único, diferenciado, que seja eficiente e que envolva o cliente. E isso só pode ser alcançado quando se tem informações concretas da sua e das empresas concorrentes. Quanto mais se sabe sobre as empresas que atuam em determinado segmento, mais se poderá traçar novos e melhores processos à maneira como se atende.