Neste Papo Rápido, Larissa Ramos fala sobre Workflow.
Workflow é um termo em inglês que na tradução para o português significa Fluxo de Trabalho.

Workflow é a sequencia de passos necessários para que se possa atingir a automação de processos de negócios de acordo com um conjunto de regras definidas, envolvendo a noção de processos, permitindo que estes possam ser transmitidos de uma pessoa para outra.

Nesse processo, atividades, tarefas e até mesmo informações são passadas de um participante para o outro para execução de alguma ação.
Utilizando o Workflow você elimina o congestionamento das informações por meio da criação de regras e rotas para as etapas dos seus processos.

Um exemplo de fluxo de trabalho operacional é o processo de atendimento ao cliente que passa pelas etapas de Contato Inicial, Resolvendo, Aguardando Retorno e Resolvido ou até mesmo o processo de vendas que é dividido em Prospectar, Qualificar, Proposta, Negociação, Fechado ou Recusado.
Existem sistemas que têm a tarefa de fazer o gerenciamento de Workflows, como o Acelerato e garantem que os passos que automatizam os processos ocorram na sequência correta.
Uma vez que todas as atividades da empresa são sistematicamente planejadas e controladas, e a comunicação entre departamentos se torna mais eficiente, consequentemente o fluxo de trabalho da empresa será continuamente otimizado.
Desta forma, eliminam-se gargalos em todo o processo, o que inevitavelmente gera uma redução de custos para a empresa, e ganha-se muito em eficiência, o que exponencialmente aumenta a produtividade.