O maior desafio para um gerente de projetos ágeis é fazer com que a sua equipe consiga cumprir todos os prazos e metas e, ao mesmo tempo, motivá-la para que cada funcionário tenha o melhor desempenho e produtividade possível. Para atingir esse resultado, é fundamental que o líder demonstre a sua equipe o quanto a valoriza. A partir disso, listamos a seguir algumas dicas importantes de como alcançar esse objetivo.

 

1. Diálogo

Muitas empresas ainda apostam em sistemas de comunicações arcaicos e unilaterais, porém, uma das formas de demonstrar a uma equipe o quanto ela é importante para a empresa é através da abertura de um canal de comunicação entre os funcionários e seus gerentes, coordenadores ou diretores. Além disso, o diálogo entre ambas as partes pode trazer novas ideias e tornar o ambiente de trabalho cada vez melhor.

2. Reconhecimento e incentivos

Saber reconhecer quando a equipe realiza um bom trabalho e estar disposto a recompensá-la com incentivos e remuneração extra é uma boa maneira de manter os funcionários motivados. Outra alternativa é criar planos de carreira que possibilitem promoções e subida de cargos. Com esse incentivo, a equipe permanecerá unida e focada em atingir as metas propostas.

3. Capacitação e treinamento

Investir na constante capacitação da equipe através de treinamentos, palestras e workshops é um método inteligente de manter os funcionários cada vez mais qualificados e ao mesmo tempo, fazer com que eles se sintam valorizados e prestigiados pela empresa. O custo-benefício de atividades como essas se mostra muito atrativo pois será possível perceber uma melhora a curto prazo nos resultados e na produtividade.

4. Ambiente saudável

É interessante realizar de tempos em tempos pesquisas de clima organizacional, que questione os funcionários sobre como eles se sentem no ambiente de trabalho, o que aprovam e também o que gostariam de mudar. Às vezes, através de simples mudanças é possível melhorar o bem-estar da equipe e torná-la mais feliz e disposta a abraçar as causas da empresa.

A Acelerato é um sistema online de gestão de projeto ágil que permite o gerenciamento de múltiplos projetos simultaneamente e uma supervisão detalhada sobre o rendimento de cada membro da equipe.

Além de possibilitar o acompanhamento completo do trabalho realizado por cada funcionário, a Acelerato também fornece ferramentas que ajudam na organização do Backlog dos projetos e na criação de listas personalizadas sobre demandas, metas e estimativas.

Para ter acesso ao sistema basta realizar o cadastro gratuito no site e testar os inúmeros benefícios que ele oferece pelo período de quinze dias.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-