O Kanban é uma ferramenta simples e eficaz de controle, podendo ser usada da administração de estoques à gestão de atividades e processos. Porém, muitos ignoram o uso do sistema kanban no atendimento ao cliente.

Preparado para ver como ferramentas ágeis como o sistema kanban podem potencializar o atendimento ao cliente? Então continue lendo!

Uma introdução ao Kanban

O sistema Kanban integra o sistema Toyota de produção, que consiste em controlar processos produtivos por meio de simbologia visual. Isso funciona através de cartões coloridos (Kanban = “cartão visual”) que correspondem a ordens de compra ou de produção.

O Kanban visa otimizar o fluxo de produção, flexibilizando a programação dos processos operacionais, estabelecendo prioridades e aumentando a capacidade produtiva do negócio. Ele atua ainda na redução das perdas e na integração dos setores da empresa.

Além disso, o sistema kanban se preocupa com a qualidade e prazos dos produtos entregues ao cliente. Isso, através de esforços em antecipar problemas e buscar resoluções eficientes e ágeis para eles.

E é apoiado na busca de qualidade e eficiência que o sistema kanban pode ser excelente no atendimento ao cliente.

Traga agilidade ao seu atendimento ao cliente

Ok, agora você entende o que é kanban e como ele pode ajudar os processos de uma empresa. Mas como o sistema kanban pode impactar o atendimento ao cliente?

A adoção de uma Metodologia Ágil pode ajudar muito no atendimento ao cliente. Princípios como transparência e resiliência, bases do Agile são cruciais para um bom atendimento.

Já falamos sobre a importância de resolver um atendimento no primeiro chamado, mas não custa reforçar. Além de respeitar o acordo de nível de serviço (SLA), um atendimento concluído rapidamente ajuda muito na fidelização dos clientes. Por isso, o atendimento ao cliente é uma das áreas que mais precisa de dinamismo.

Desse modo, gestores das áreas de atendimento precisam acompanhar o andamento dos chamados e os números de produtividade da equipe em tempo real. Além disso, é importante oferecer ferramentas que agilizem o atendimento como workflows com processos, bases de conhecimento para consulta e muito mais.

O Kanban é um sistema simples e ágil de gestão que permite uma fácil visualização do andamento de uma atividade. Perfeito para acompanhar os chamados abertos e seus andamentos, por exemplo.

Sistema Kanban no Atendimento ao Cliente na prática

Agora que você já entende como o Sistema Kanban pode ser usado no Atendimento ao Cliente, gostaria de me aprofundar nisso usando os recursos do Acelerato como base.

No sistema acelerato é possível aplicar as melhores técnicas de gestão ágil no atendimento ao cliente. Por exemplo, a visualização de tickets através de um quadro kanban.

Os gestores podem acompanhar os tickets abertos por etapa em um kanban personalizável. Esse quadro mostra o número de tickets, o agente responsável e o número do chamado de forma fácil.

O quadro Kanban identifica tickets com impedimentos e seu nível de prioridade (urgente, alto, médio, baixo, etc). Além disso, é possível mover um ticket de etapa com facilidade.

Outro recurso muito útil do kanban do Acelerato é poder filtrar os dados que se quer ver. É possível filtrar chamados, por exemplo, por tipo de ticket, agente, organização, etc.

Exemplo de Sistema Kanban no Atendimento ao Cliente

O que é Kaizen e por que meu negócio precisa disso?

SISTEMA ACELERATO: ATENDIMENTO A CLIENTES E GESTÃO DE PROJETOS

O Acelerato é um sistema online que coordena as etapas de comunicação com o cliente em um só lugar. A ferramenta integra setores, controla tarefas e reconhece o que mais tem de valor em seus processos internos. Isso, da abertura de chamada do cliente até análise de relatórios gerenciais, possibilitando à organização acompanhar o crescimento do negócio.

O sistema Help-Desk Acelerato promove melhorias na comunicação com o cliente e permite acompanhar a produtividade dos atendentes de forma ágil e eficaz.

Já o Acelerato Projetos é uma ferramenta online de gestão de projetos ágeis baseada no sistema Kanban na administração de uma organização. Com ele é possível gerenciar múltiplas equipes de trabalho e estabelecer prioridades sobre cada demanda.

A integração de atendimento com projetos traz inúmeras vantagens à operação, isso independente do modelo de negócios. Por exemplo, em empresas desenvolvedoras de software é possível atrelar um atendimento a uma correção de bug ou melhoria no sistema.

Com o Acelerato é possível ter um melhor fluxo de trabalho e gerenciar informações de forma eficaz e intuitiva. Ofereça um atendimento profissional aos seus clientes!

——————————————————————————————-