Trabalhar remotamente é algo que veio para ficar. Por isso que, se a sua empresa quer oferecer esse tipo de benefício para o colaborador, ela precisa contar com o que há de melhor em tecnologia para permitir que ele trabalhe bem, mesmo de casa. 

E, uma das consequências que essa rápida adaptação causa, é a dificuldade de gerenciar suas equipes remotamente. E, é nesse momento que uma dúvida surge na cabeça dos gestores: como escolher o melhor sistema para atuar em home office e gerenciar a minha equipe?

Por isso que, visando te auxiliar a encontrar o melhor sistema para você, criamos esse artigo. Nele, te mostramos 5 Funcionalidades essenciais para o seu Sistema de Projetos. Confira!

5 Funcionalidades essenciais para o seu Sistema de Projetos

Como falamos acima, o trabalho remoto é algo que veio para ficar. E, se estamos acostumados no dia a dia presencial a gerenciar nossas equipes, remotamente,  surgem questionamentos como: 

  • “como consigo saber quando meu colaborador começou a trabalhar?”
  • “Como eu sei que ele está sendo produtivo?”
  • “Quais são as necessidades que ele possui para trabalhar efetivamente em casa?”

Por isso que, para te auxiliar a sanar essas dúvidas, principalmente na escolha do seu Sistema de Projetos, separamos as 5 Funcionalidades essenciais a seguir:

  • Acompanhamento realtime da evolução dos projetos
  • Facilidade de comunicação 100% web;
  • Possibilidade de limitação de horário de trabalho por colaborador;
  • Facilidade na distribuição de tarefas;
  • Dashboards com os indicadores importantes para tomada de decisões.

Abaixo, vamos entender melhor sobre essas funcionalidades!

Acompanhamento realtime da evolução dos projetos

Uma das funcionalidades essenciais para um gestor de projetos, é a possibilidade dele acompanhar em tempo real, a evolução dos seus projetos. 

Afinal, para que você consiga delegar as atividades para um time ou para algum colaborador específico, é necessário que você veja o andamento das entregas de seus projetos. 

Por isso, é necessário que sua solução conte com um dashboard geral da evolução dos seus projetos. Dessa forma, você consegue ter uma visão do seu próximo passo de forma rápida e clara, diminuindo os impedimentos para isso.

Facilidade de comunicação 100% web

Ter facilidade na comunicação 100% pela internet é necessário para realizar o gerenciamento de sua equipe de maneira efetiva. E, para que isso seja efetivo, defina o canal oficial para realizar as videoconferências e também, para documentar as decisões.

Além disso, contar com um kanban online também é algo que auxilia muito para o gestor conseguir repassar as tarefas para as equipes, ver quem está com menos demandas e delegar sem sobrecarregar sua equipe o que precisa ser feito durante a sprint.

Outra funcionalidade boa, são os fóruns, que permitem que você compartilhe com sua equipe informações sobre determinado assunto. Dessa forma, todos colaboram e conseguem aprender, incentivando o kaizen.

Possibilidade de limitação de horário de trabalho por colaborador

Ideal para evitar que os colaboradores trabalhem além do horário estipulado, contar com um sistema que permita limitar os horários de trabalho de cada funcionário é essencial para contornar isso.

Afinal, você não que ninguém trabalhe além das 8h diárias, não é mesmo? Além disso, ao limitar o horário de trabalho de cada colaborador, você se resguarda judicialmente no assunto.

Outro benefício disso, é que seus colaboradores, vendo que você preza pelo tempo deles fora do trabalho, se engajam mais, se tornando mais produtivos e também, mais leais a sua empresa. Afinal, como vimos anteriormente, os millennials valorizam cada vez mais o seu tempo livre.

Facilidade na distribuição de tarefas

E, quando o gerente de uma equipe possui todas essas visões, por time e por colaborador, fica muito mais fácil de distribuir as tarefas. 

Afinal, você consegue analisar qual equipe está com menos demanda e qual está mais atarefada, conseguindo dividir igualmente as responsabilidades, evitando que alguém fique sobrecarregado e, consequentemente, insatisfeito.

Dashboards com os indicadores importantes para tomada de decisões

Contar com informação para melhorar a tomada de decisão é importantíssimo para um gestor de equipes à distância.

Por isso que, ter um dashboard com informações como quais tarefas estão em aberto, quais estão fazendo e quais foram feitas, além de contar com informações, como o seu Cumulative Flow Diagram, sua vazão média e quantidade de tickets entregues por tipo, são essenciais para gerir de maneira analítica a sua equipe.

Conclusão

Vendo melhor as funcionalidades, fica mais fácil de fazer um check-list e encontrar a melhor ferramenta para gerenciar seus projetos, não é mesmo? 

E, que tal conhecer o Acelerato? Ele é a ferramenta ideal para você gerenciar o seu negócio à distância da melhor maneira!

Por ser um SaaS, o Acelerato depende apenas de um computador ou celular com conexão a internet para funcionar! Além disso, o módulo de projetos do Acelerato possui todas as funcionalidades listadas acima e outras que, com certeza, irão elevar a gestão dos seus projetos, aumentando sua eficácia, permitindo que você também se concentre em desenvolver seus colaboradores.

Caso tenha interesse em conhecer mais sobre o Acelerato e queira testar o nosso sistema gratuitamente por 15 dias, clique aqui e entre em contato com nossos especialistas.