Dentro do universo da Gestão de Projetos há diversos nomes e siglas que você precisa conhecer. Uma dessas é PMI, a sigla do Project Management Institute.

Preparado para conhecer o que é PMI e sua importância na Gestão de Projetos? Então acompanhe:

Afinal, o que é PMI?

PMI é a sigla para Project Management Institute ou Instituto de Gerenciamento de Projetos, em português. O PMI é a maior associação sem fins lucrativos do mundo voltada para profissionais de gestão de projetos.

Fundado em 1969, a missão do PMI é divulgar as melhores práticas de gestão de projetos e impulsionar as habilidades de milhares de pessoas em quase todos os países.

O trabalho do PMI é realizado através de mais de 250 capítulos em todo o mundo e 30 comunidades de prática. Estas comunidades são voltadas para diversas áreas da gestão de projetos, como por exemplo, as metodologias ágeis.

Com mais de 700 mil membros, entre voluntários e profissionais efetivos, o PMI é fundamental para o aperfeiçoamento da gestão de projetos, pois dissemina as melhores práticas, atua na formação de profissionais e de certa forma nivela a área.

As atividades realizadas em um capítulo são compartilhadas por profissionais ligados a outros. Dessa forma, pessoas com habilidades distintas se unem fomentando uma cultura de aprendizagem.

O que o Project Management Institute faz exatamente?

A associação ajuda no processo de aperfeiçoamento global do setor de Gerenciamento de Projetos.

Regularmente, o PMI fornece novas guidelines, diretrizes e regras para o desenvolvimento profissional de projetos. Uma de suas publicações mais famosas é o PMBOK, uma espécie de enciclopédia sobre Gestão de Projetos.

Outro ponto forte da atuação do PMI é a produção de eventos de diversos portes. Durante esses encontros, o PMI dissemina práticas relacionadas ao gerenciamento de projetos e possibilita que os profissionais aprimorem seus conhecimentos e competências. Além disso, participar dos eventos e atividades do PMI possibilita aos profissionais aumentar seu networking, conhecer tendências da área e estar sempre atualizado.

O PMI possui ainda uma forte rede acadêmica e um Programa de Pesquisas. Essa ação é importante pois ajuda a garantir a qualidade do conhecimento que dissemina.

Certificações oferecidas pelo PMI

Além de todo o serviço oferecido para mercado de gestão de projetos no mundo, o PMI ainda oferece oito certificações que atestam conhecimento e competência de profissionais. Entre elas, está a de Profissional em Gerenciamento de Projetos ou PMP, uma das principais certificações da área.

Conheça mais sobre as certificações oferecidas pelo PMI:

  1. Certificação PMP – Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)®
  2. Certificação CAPM – Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos®
  3. Certificação PfMP® – Profissional de Gerenciamento de Portfólio do PMI®
  4. Certificação PMI-PBASM – Profissional em Análise de Negócios do PMI®
  5. Certificação PgMP – Profissional de Gerenciamento de Programas®
  6. Certificação PMI-SP – Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI®
  7. Certificação PMI-RMP – Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI®
  8. Certificação PMI-ACP – Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI®

PMI Brasil

O Brasil foi o primeiro país a ganhar um capítulo do PMI fora dos anos Estados Unidos, ainda na década de 80. Porém, anos mais tarde esta iniciativa foi encerrada e retomada somente em 1998.

Segundo o site do PMI Brasil, em 2018 o país contava com 15 capítulos. Além disso, no site do PMI Brasil é possível verificar agenda de eventos, ler material sobre gestão de projetos em português e ainda conhecer as regras para participar.

Conclusão

Agora que você sabe o que é PMI espero que tenha ficado claro a sua importância para a área de Gestão de Projetos.

Além de todo o conhecimento que o PMI oferece, o sucesso da gestão de projetos passa também por contar com as melhores ferramentas do mercado. Por isso, o Acelerato possibilita otimizar os processos de gestão de projetos. Além disso, o sistema permite um atendimento ágil e eficiente em qualquer local e horário.

Quer receber dicas sobre atendimento, gestão e projetos ágeis? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.

——————————————————————————————-