Neste post iremos falar sobre a real importância da Cultura Organizacional. Mas antes de tudo, você sabe o que é Cultura Organizacional???
Segundo o verbete sobre Cultura Organizacional na Wikipédia: “Cultura Organizacional é o conjunto de práticas, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de políticas internas e externas, compartilhados por todos os membros da organização.”
Ela constitui o modo de pensar e agir de uma organização e é isso que difere uma empresa da outra. Podemos notar isso no tratamento com o cliente e funcionários, nos métodos de negócio, nas autonomias e liberdades oferecidas, no modo de gerenciamento, ou seja, em cada parte da empresa.
Para muitos a cultura organizacional não tem tanta importância assim. Porém, é exatamente isso que fará com que seus clientes e funcionários optem por ficar na sua empresa, esse será o seu diferencial em meio a muitos concorrentes.
É de extrema importância que a cultura organizacional seja feita exatamente visando a forma como se deseja que a empresa seja vista. Pois, uma vez enraizada a cultura será muito difícil mudá-la.
Vale dizer que a Cultura Organizacional também pode ser chamada de Cultura Corporativa. Veja um pouco mais sobre o tema em nosso vídeo a seguir:
Como formar a Cultura Organizacional?
Abaixo vou dar algumas dicas de como formar essa cultura.
Missão / Visão / Valores
É muito importante que todos os colaboradores saibam qual a missão, visão e valores da empresa. Isso precisa estar claro para todos, para que trabalhem em prol desse objetivo e apliquem em todas as partes da empresa.
Serviço / Produto
Não só o cliente, mas todos da empresa devem conhecer os serviços prestados ou produtos vendidos. Isso facilitará na forma com que as pessoas irão trabalhar em cima dessas informações, querendo vender mais e melhorar a qualidade do serviço.
Acredite, chegará um ponto em que os colaboradores farão isso de forma natural, sem cobranças ou metas.
Integração / Treinamentos
Mostrar ao colaborador como a empresa é, recepcioná-lo bem, fornecer bons treinamentos entre outras ações. Isso aproxima o colaborador da empresa e mostra o quanto ela investe neles.
Metas / Feedback
As metas estipuladas e os Feedbacks aplicados devem ser de forma clara, objetiva e profissional. Sempre visando a melhoria e não a crítica, aproximando o colaborador cada vez mais. Se os resultados foram positivos, bônus e premiações são fatores a serem considerados como diferencial.
Ideias / Participação
Dê a oportunidade do colaborador contribuir com assuntos relacionados à empresa, dando sugestões, tendo novas ideias, participando de reuniões e decisões. Afinal, ele é a sua principal ferramenta e sabe dos problemas da empresa e do cliente. Ou seja, ele pode ser a chave para o seu sucesso.
Essas dicas são a base para que a sua Cultura Organizacional esteja formada. Por isso, adote essas ações com cautela e de forma eficaz. Assim, quando a Cultura Organizacional for implantada ela será o diferencial da empresa, atraindo talentos e mantendo os atuais.
“Cultura representa para grupos e organizações o mesmo que caráter para indivíduos.” (Edgar Schein)