Expectativas para as vendas em 2017

Com a crise econômica atravessada pelo Brasil nos últimos anos, as vendas tiveram quedas significativas em diversos setores. No entanto, o mercado tem se mostrado mais otimista em relação às expectativas para 2017, apesar de ainda existirem muitos receios.

Embora os dados não sejam muito precisos, já que existe uma grande volatilidade de acordo com os rumos da política econômica adotada pelo governo, as empresas devem planejar suas estratégias para o próximo ano, seja aquelas relacionadas ao marketing ou no que diz respeito à forma como vão atender seus clientes, considerando a possibilidade de um tímido aumento nas vendas.

Na verdade, os dados gerais apontam no sentido de que deve ocorrer uma melhora em quase todos os segmentos. Contudo, especificamente em relação aos setores mais relevantes, o aumento nas vendas não pode ser considerado muito animador, mas já mostra um horizonte um pouco mais tranquilo do que aquele que era visto em 2015 e no começo desse ano.

O setor supermercadista, por exemplo, deve apresentar uma leve melhora já no primeiro trimestre de 2017 quando comparado com o mesmo período desse ano. No entanto, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), isso ocorrerá principalmente porque os números de 2016 foram muito negativos. Ou seja, a tendência é que aconteça apenas um movimento de ajuste em relação aos anos anteriores à crise, e não exatamente um crescimento real.

As vendas no varejo e no atacado devem apresentar uma leve melhora em 2017 de forma uniforme em todo o país, sendo que o mercado varejista parece caminhar para números mais animadores. No estado de São Paulo, por exemplo, a expectativa é que as vendas no varejo tenham um aumento de 1% no próximo ano, segundo dados da FecomercioSP.

De acordo com essas perspectivas, é possível concluir de forma precisa apenas que as empresas devem ficar muito atentas aos movimentos do mercado, pois a instabilidade econômica ainda não foi totalmente superada, o que deixa espaço para surpresas desagradáveis. Ou seja, é necessário focar em estratégias que sejam capazes de suprir uma eventual queda nas vendas.

Dessa forma, fidelizar os clientes através de boas ações de marketing ou de um atendimento eficiente, que ofereça uma boa experiência ao consumidor, pode ser uma excelente opção para se prevenir de possíveis contratempos.

Em relação ao atendimento ao cliente, vale ressaltar que esse aspecto ainda é de fundamental importância para sair na frente da concorrência. No entanto, para que isso aconteça, é essencial utilizar alternativas on-line como o sistema Acelerato, que permite fazer um atendimento eficiente de qualquer lugar e a qualquer momento, dando muito mais agilidade aos processos de interação com os consumidores.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-