Neste Papo Rápido do Acelerato, Sistema de Help Desk, Service Desk e Gestão de Projetos, Wilson Souza fala sobre ANI ou Automatic Number Identification.

Inicialmente desenvolvido para fins de cobrança de longa distância, o ANI funciona como uma espécie de bina, que mostra o número do telefone da pessoa que está ligando por meio de multi frequências de tom digital. Atualmente, o sistema é muito usado em call centers de emergência para receber informações e, quando necessário, ajudar a localizar quem ligou.

A.N.I é um serviço que permite a identificação automática de um número telefônico que ligou para o Contact Center. Mesmo que um usuário esteja com o bloqueador de ID ativado, o ANI releva os dados, permitindo a obtenção do número telefônico do qual se está realizando a chamada.

Saber os dados de quem chama, permite aos agentes obter a informação completa do cliente e assim assegurar um atendimento de alta qualidade. Também, ao obter os dados, conseguirá já acessar um histórico de chamadas recebidas desse número de telefone, evitando desperdício de tempo e agregando valor ao atendimento.

Assista ao Vídeo. =D

Fonte: http://www.luxortec.com/pt-br/perguntas-frequentes/ani-automatic-number-identification/