Neste Papo Rápido Wilson Souza fala sobre Centros de Serviços Compartilhados ou CSC

Ter maior agilidade nos processos que podem ser padronizados é algo que está sempre norteando os setores das maiores empresas do mundo. Afinal, é preciso ganhar tempo com as pequenas atividades para que os esforços realmente lucrativos possam receber maior atenção. É nesse cenário que os Centros de Serviços Compartilhados ou CSC vêm cada vez mais sendo adotados e têm se mostrado muito mais eficientes para o atendimento interno.

Os CSC são estruturas de centralização das informações que têm, como principal objetivo, garantir agilidade em processos que podem ser padronizados. Este centro de informações integra o atendimento e a comunicação entre diversos setores, como RH, financeiro, TI, logística e contabilidade, proporcionando assim, maior agilidade e ganho de tempo.

A principal ideia é fazer com que diferentes departamentos possam utilizar esta plataforma para encontrar rapidamente soluções que demandam atenção de vários setores, algo que é especialmente benéfico quando os departamentos não estão no mesmo espaço físico. Por isso confira as principais vantagens para adotar um Centro de Serviços Compartilhados como estratégia para a sua empresa:

A primeira é a Redução de custos: Este é um dos principais benefícios percebidos em curto prazo. A centralização dos processos, trará a otimização das atividades que poderão ser sempre acompanhadas com o uso dos indicadores.

A segunda é a Qualidade no serviços. Por meio de pesquisas de satisfação junto aos clientes, as operações serão cada vez mais aprimoradas. Além disto, os feedbacks gerados por meio dos indicadores podem ser considerados como uma fonte de geração de valor.

A terceira é a Produtividade: A adoção de atividades padronizadas com o uso de CSC permite que ocorra previsibilidade nos resultados, o que irá colaborar diretamente na redução de erros e, com isto, em um maior nível de produtividade para todos os setores envolvidos.

E a quarta é com relação a Comunicação: O CSC garante que todos os departamentos envolvidos tenham maior sinergia na troca de informações. Com isto, há ganho de tempo e facilidade em pequenas questões que envolvem o dia a dia.

Ao padronizar as atividades rotineiras que envolvem diversos setores, os departamentos de negócios poderão concentrar maior atenção no core business da empresa, ou seja, nas principais atividades que geram lucro, resultando no crescimento da organização.