Neste Papo Rápido Wilson Souza fala sobre Pesquisa de Mercado.

As pesquisas de mercado são excelentes formas de se conhecer os desejos e as expectativas dos consumidores. Além constituírem mecanismos poderosos de interação com o cliente, o que pode fazer com que determinada empresa mude os rumos de sua gestão para atendê-lo da melhor forma possível.

E para realizar uma uma boa pesquisa de mercado a primeira coisa que se precisa é estabelecer claramente o que será pesquisado e procurar não se desviar do foco. Qual o motivo de tal pesquisa? É algo mais específico ou mais generalista? Como a pesquisa poderá afetar o nosso produto ou serviço? O que se espera dela? É importante ter todas essas respostas para criar um escopo correto da pesquisa e não se perder durante o caminho.

A segunda é elabore questões simples e rápidas: Infelizmente as pessoas estão cada vez mais com pressa, ainda mais nas grandes cidades por isso, é importante que você elabore questões simples e objetivas para que ninguém perca tempo ou dê respostas de baixa qualidade.

A Terceira é meça os resultados: Quantificar os resultados obtidos é uma das partes mais importantes das pesquisas de mercado. Nesse ponto, provavelmente já foram coletados dados como faixa etária, sexo, localidade, preferências, dentre outros. Sendo que com esses elementos, é possível traçar o perfil do consumidor de fato. Aproveite e utilize gráficos, para facilitar ainda mais a visualização deste perfil e também do que está acontecendo.

A quarta é faça mudanças se necessário: Se algo anda mal na opinião dos clientes, é necessário que ajustes sejam feitos de forma rápida, pois nesses casos, uma grande demora pode transparecer desorganização e falta de preocupação. Mesmo em tempos de crise, é importante que se invista na otimização de produtos ou serviços, ainda mais quando fica comprovada a insatisfação nas pesquisas.

Lembre-se, as tendências e os gostos das pessoas mudam rapidamente, por isso é preciso não perder o foco dos negócios e ajustar a pesquisa de acordo com as novas necessidades.