Manter os profissionais que trabalham em uma equipe de projetos ágeis motivados mesmo durante os períodos de crise é uma tarefa fundamental para que a crise consiga ser superada sem causar maiores transtornos e prejuízos. Pensando em ajudar a resolver esse problema muito comum nos dias de hoje, selecionamos algumas dicas para sempre motivar sua equipe de projetos e que não exigem qualquer investimento financeiro por parte da empresa.

 

1. Valorize cada membro da equipe

Ao contrário do que muitos pensam, tentar recompensar os seus funcionários com prêmios esporádicos e promessas de melhorias caso as metas sejam alcançadas não são formas eficazes de fazer com que uma equipe permaneça realmente motivada. Ao invés disso, o objetivo principal deve consistir na criação de um ambiente onde exista espaço para o crescimento pessoal e profissional de cada um, pois somente as empresas que praticam o reconhecimento constante de seus funcionários e permitem que eles sejam sempre ouvidos e respeitados é que conseguem superar crises e permanecer firmes mesmo em tempos difíceis.
 

2. Forneça feedbacks construtivos

Os feedbacks construtivos são um fator de grande importância para a motivação da equipe. Porém, a maneira como eles devem ser fornecidos é capaz de fazer toda a diferença: como exemplo, uma regra primordial em relação aos feedbacks é jamais envergonhar algum funcionário na frente de qualquer outro membro da equipe. Além disso, também é interessante que os gerentes e gestores de uma equipe estejam abertos a receberem feedbacks dos seus funcionários e a ouvir críticas construtivas sobre o seu desempenho como líder.
 

3. Estimule a participação de todos

Durante os períodos de crise, é essencial que todos os funcionários de uma equipe permaneçam unidos e dispostos a trocar ideias, informações, dicas e vivências com o objetivo de superar as adversidades impostas. Portanto, cabe ao líder da equipe estimular essa interação e criar um ambiente de trabalho agradável e livre de pressões para que os seus funcionários se sintam realmente dispostos a vestir a camisa da empresa e trabalhar para que as dificuldades sejam pouco a pouco superadas.
 

4. Não deixe de celebrar cada conquista

Sempre que a equipe atinge metas ou resolve algum problema, é muito importante celebrar. Seja com um simples café da manhã especial ou através da organização de um happy hour, esse simples gesto é capaz de fazer a diferença, pois eleva a autoestima da equipe e estimula cada funcionário a dar o melhor de si no trabalho.
 
O Acelerato é uma ferramenta online de Gestão de Projetos capaz de tornar o trabalho de toda a equipe muito mais organizado e eficiente. Com ele, é possível monitorar o que está sendo feito e ainda armazenar um grande fluxo de dados e informações, tornando o dia a dia da equipe muito mais simples e informatizado.

 
Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-