A comunicação é a chave para o sucesso profissional. Mas isso não significa apenas falar, significa ser compreendido de maneira eficiente e conseguir passar uma informação completa sem falhas no meio do caminho.

Na maioria dos casos, a comunicação com o cliente é feita de uma forma a considerar apenas o lado técnico, criando uma linguagem que dificulta o entendimento do cliente. Da mesma forma, se consideramos apenas o lado do negócio, dificultamos o entendimento de quem não o domina (desenvolvedores).

A figura abaixo é uma sátira, mas ilustra bem o resultado de uma comunicação deficiente.

cominucação

Precisa-se então chegar a um ponto de equilíbrio, criando uma linguagem comum que facilite o entendimento e melhore a comunicação entre os envolvidos no processo do desenvolvimento. Algumas práticas podem ser utilizadas para se ter uma boa comunicação:
• Estabelecer uma linguagem comum: as solicitações precisam ficar bem claras e de fácil entendimento para todos os envolvidos no processo, seja da área de negócio ou técnica;
• Comunicação simples e objetiva: procure ser o mais especifico possível, evitando rodeios, jargões técnicos, etc.;
• Comunicação face-a-face: quando a comunicação é feita, estando os dois lados envolvidos presentes, consegue-se entender melhor e até criar uma visão compartilhada das solicitações. Desta forma, se descarta de imediato as solicitações que não possuem fundamentos, além de esclarecer com o cliente possíveis dúvidas que possam surgir durante o desenvolvimento.

Comunicar-se com eficiência é uma competência fundamental para todos aqueles lidam com clientes. Relacionamento significa saber a hora certa de falar, de ouvir.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.

Até a próxima!

——————————————————————————————-