planejamento estrategico

Começar o planejamento do negócio com antecedência é condição essencial para melhorar a lucratividade de qualquer empresa, independente do setor de atuação ou porte.

Estamos passando por um momento de turbulências no cenário econômico atual e planejar se tornar ainda mais importante. A empresa tem que pensar no planejamento desde já! E é em situações como estas que as empresas mais bem preparadas se sobressaem.

Confira 10 dicas importantes para montar um planejamento estratégico eficiente:

1. Olhe para o futuro próximo.

Antes de tudo, você deve ter bem claro que o planejamento estratégico não deve ser pensado para um futuro muito distante. Isso só fará com que você perca tempo e energia, além de não ter resultados palpáveis. Concentre-se em períodos menores, de dois, cinco e dez anos. Assim você terá informações mais precisas para trabalhar.

2. Coloque tudo no papel.

É preciso que você documente tudo o que está em sua cabeça, assim será mais fácil identificar possíveis oportunidades e riscos. Defina os objetivos a ser atingidos, estabeleça prazos e indique as ações necessárias e os responsáveis por alcançá-las. Tenha sempre como norte a missão principal do seu negócio.

3. Vamos por partes.

O objetivo é um só, mas cada área da empresa tem suas próprias rotinas e atividades, portanto, pense em cada aspecto do negócio – marketing, vendas, produção, finanças – e atribua metas tangíveis a cada uma delas.

4. Ambiente externo.

O ambiente externo também influencia seu negócio. O aumento do preço da matéria-prima, a taxa de juros para empréstimos ao consumidor, o crescimento ou retração da concorrência – tudo isso pode afetar seus negócios. Portanto, esses elementos não podem ficar de fora da equação.

5. Ambiente interno.

A equipe e os procedimentos internos do negócio também devem ser fonte de investigação. Isso serve para que você descubra quais são as qualidades e o que deve ser melhorado dentro da empresa.

6. Formule a estratégia.

Com todos esses dados em mãos, formule a estratégia que será adotada dali por diante. E deixe os funcionários cientes de cada passo que a empresa vai dar. Faça, também, com que eles participem da implantação das estratégias para que os objetivos sejam alcançados mais facilmente. Quando o colaborador se sente parte da equipe, trabalha mais satisfeito e traz melhores resultados.

7. Saia da zona de conforto.

O planejamento estratégico é para tirar as pessoas da zona de conforto mesmo, para que a empresa possa crescer e destacar seus diferenciais no mercado. Seja mais seletivo. Tenha coragem de interromper coisas que não trazem mais resultados e de mudar situações que só trazem estresse.

8. Acompanhe a concorrência.

Uma maneira muito boa de reunir informações sobre o seu mercado é analisando também como a concorrência está se saindo. Saber como foi 2014 para os principais concorrentes, como eles inovaram e quais tendências sua empresa ainda pode aproveitar pode trazer insights importantes para sua empresa planejar 2015. A vantagem de acompanhar de perto seus concorrentes é a velocidade de aprendizado que isto traz para seu negócio. Seus concorrentes também estão (ou deveriam estar) testando e aprendendo novas formas de melhorar seus negócios continuamente. Aproveite e também aprenda com os erros e acertos deles!

9. Monitore sempre.

De nada adianta planejar e não acompanhar os resultados. É preciso monitorar com frequência o andamento das metas estabelecidas, desde o começo do ano. Não espere que as coisas estejam ruins para começar a medir e testar novas estratégias.
Só com o acompanhamento regular dos resultados é possível conhecer onde a empresa pode melhorar seus custos, reduzir despesas ou aproveitar oportunidades que podem não estar sendo exploradas, identificando por exemplo, novos canais de vendas para comercializar seus produtos.

10. Avalie os resultados.

A partir do controle do planejamento, é possível avaliar os resultados da sua estratégia; modificando ou mantendo as ações que trouxeram bons ou maus resultados.

Um planejamento estratégico bem definido, bem elaborado e compartilhado com toda a organização, fortalece o posicionamento da empresa no mercado, além de permitir uma efetiva transformação organizacional.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no campo abaixo.

Até a próxima!

——————————————————————————————-

Este post é um oferecimento de Acelerato – Gestão de Projetos e HelpDesk online para a sua empresa



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui