Gerenciar a si mesmo, ou autogerenciamento, diz respeito ao conhecimento que o profissional tem sobre seus pontos fortes e fracos. É conhecer-se a ponto de admitir que não é tão bom em determinada área, mas que é bom em outra. E é nesta área, na qual sabe que é competente, que o profissional investirá o seu tempo. Ter a consciência de suas forças, mas também de suas fraquezas, é claramente uma vantagem para o desenvolvimento de projetos.

Dicas para o autogerenciamento

Primeiro, pergunte-se qual é a sua melhor contribuição em um projeto. Então, explore o que você tem de melhor. Por que insistir em algo que não é seu ponto forte? É comum que empreendedores pouco conscientes sobre suas competências assumam responsabilidades para os quais não estavam preparados. Investir em um terreno quando se sabe de antemão que os resultados serão ruins é um equívoco comum. Por isso, é importante ter clareza sobre quais papeis você pode assumir e em que funções pode contribuir efetivamente.

Autogerenciamento aplicado a projetos

O que você sabe sobre os membros de sua equipe? O quanto os conhece? Se a sua área é gerenciamento, não basta apenas saber em que funções você se sai melhor, é preciso descobrir as qualidades dos seus pares. O autogerenciamento em projetos foca-se nos pontos de força da equipe, nas competências de cada membro do projeto e não nas deficiências. O objetivo é otimizar o desempenho e não desperdiçar qualidades.

Valores do profissional

O autogerenciamento não é algo isolado, não é o profissional em uma autoanálise fechada ao mundo. Autogerir-se também é dar conta de valores como responsabilidade – saber do que se é capaz e responder pelas decisões tomadas –, respeito – respeitar as pessoas com quem trabalhamos e os recursos pelos quais somos responsáveis –, equidade – agir sem favoritismos, mas de forma objetiva e imparcial – e honestidade – o dever que temos em sermos verdadeiros a respeito do que fazemos e do que podemos fazer.

Ferramentas que auxiliam o trabalho

Entendendo a importância da autogestão, o Acelerato, um sistema online de comunicação e colaboração, desenvolveu ferramentas que ajudam o profissional a melhorar sua gestão pessoal e a trabalhar com mais agilidade. Autogererir-se é usar suas energias em prol de suas forças, mas é também optar por ferramentas que organizem e agilizem o trabalho. Afinal de contas, estar aberto às novidades e ao aprendizado é outro dos valores que estão por trás de um bom profissional: conhece-te a ti mesmo, diz o aforismo grego, mas esteja atento às contribuições que o mercado disponibiliza.

 

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-