Em todos os processos que lidam com o cliente, há grande preocupação em mantê-lo fiel à empresa. Campanhas, condutas de comportamento e treinamentos diversos são compartilhados com gestores e colaboradores para que o atendimento ao consumidor seja impecável. Porém, há situações que é melhor demitir clientes.
Determinados clientes costumam acarretar mais prejuízos que benefícios à organização. Para ajudá-lo a cortar esse tipo nocivo de cliente, listamos alguns momentos em que o melhor é romper relações.
Mas há situações em que o melhor é demitir clientes mesmo?
Acredite, há ocasiões em que o ideal é demitir clientes do que continuar com aquela parceria comercial. Listamos algumas dessas situações:
- Quando não paga devidamente por um longo período de tempo.
- Se faltar com respeito de forma grave ou reiterada.
- Quando os interesses não puderem ser atendidos.
- No momento em que se descobre uma ilegalidade.
- Se declaram guerra à empresa nas redes sociais.
Agora, vamos nos aprofundar em cada uma delas.
1- Quando não paga devidamente por um longo período de tempo
Trata-se daquele cliente que simplesmente não paga e ao mesmo tempo quer realizar novos pedidos. É um comportamento que pode comprometer a lucratividade e, consequentemente a saúde financeira da empresa em questão. O Sistema Acelerato é muito útil para que haja uma excelente organização de dados, como os dos clientes inadimplentes, ocasionando melhorias e agilidade aos processos organizacionais.
2- Se faltar com respeito de forma grave ou reiterada
É compreensível que o consumidor, em um momento de tensão mostre-se hostil, mas há um limite para que esse comportamento seja considerado aceitável. Quando o cliente for preconceituoso, disser palavras de baixo calão ou apelar para a violência física, é o momento de banir tal pessoa da carteira de clientes.
3- Quando os interesses não puderem ser atendidos
Se as solicitações são impossíveis de serem atendidas, por qualquer que seja a razão, é hora de romper tal relação de consumo. Dessa maneira, o ciente poderá ter sua demanda atendida, mesmo que por outra organização e ainda terá uma boa impressão acerca do modo como foi tratada.
4- No momento em que se descobre uma ilegalidade
O mundo é composto por todo tipo de pessoas. Algumas, infelizmente, agem de maneira ilegal. Se este tipo de cliente quiser a conivência da empresa para isso, este deve ser banido de forma sumária da organização.
Pense que penalidades – como multas, perda de reputação e até mesmo ser impedida de atuar – não valem a pena.
5- Se declaram guerra à empresa nas redes sociais
Reclamações pontuais e com fundamento são perfeitamente aceitáveis e podem ser um estímulo para que melhorias sejam realizadas. Porém, se as críticas nas redes sociais forem constantes, de forma desrespeitosa e sem cabimento, chegou a momento de se parar de empreender esforços para atendê-lo.
Conheça as Vantagens e desvantagens do SAC nas redes sociais e boas práticas de SAC 2.0.
Quer receber dicas sobre atendimento, gestão e projetos ágeis? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.
——————————————————————————————-
Belo artigo. Eu não acredito na máxima “o cliente tem sempre razão”. Quando o relacionamento não está sendo bom, melhor não seguir com ele, no final será melhor para os dois lados.
Eu trabalho muito com a área de WebDesigner e isso é muito comum .
Um abraço
Roberto
portalwebdesigner.com.