Atualmente, uma das questões mais valorizadas pelos consumidores é a agilidade no atendimento e, nesse caso, nada consegue ser mais rápido do que o autoatendimento. Por esse motivo, é muito importante que as empresas criem em seus sites canais eficientes pelos quais os clientes possam sanar suas maiores dúvidas de forma ágil e fácil. Algumas das alternativas mais comuns são o FAQ (Frequently Asked Questions), que são as perguntas mais frequentes e a elaboração de vídeos em forma de tutorial explicando sobre como fazer determinada ação.

O que é o Autoatendimento?

Trata-se de uma estratégia de canais digitais para que o cliente possa entrar em contato, seja para fazer um pedido, tirar dúvidas, fazer qualquer tipo de solicitação sem que haja a necessidade de um atendente. O autoatendimento busca dar autonomia, rapidez e eficiência no serviço.

Essa ferramenta também serve para agilizar o atendimento ao cliente e para que os atendentes possam focar em demandas que sejam mais complexas.

A seguir, seguem outras vantagens que um autoatendimento de qualidade pode trazer para uma empresa.

1. Nível mais elevado de satisfação dos clientes

De acordo com um estudo elaborado recentemente pela Forrester Research, a grande maioria dos consumidores aprova o autoatendimento pelo fato deste ser mais rápido e dinâmico. Todavia, para conseguir essa aprovação dos clientes, é essencial que os canais de autoatendimento da empresa sejam completos e eficientes, pois se os mesmos fornecerem respostas vagas e superficiais, o cliente acabará impaciente e insatisfeito com a marca.

2. Redução no fluxo de mensagens e ligações feitas ao Help Desk

Dependendo da qualidade do autoatendimento oferecido pela empresa, a redução no volume de mensagens recebidas pode chegar a até 50%, segundo especialistas. Consequentemente, essa queda é capaz de gerar economias para a empresa, que poderá usar esse capital para permanecer investindo em sistemas de Help Desk mais eficazes.

3. Redução dos índices de desistência da compra antes da mesma ser finalizada

Ainda segundo a pesquisa divulgada pela Forrester Research, os canais de autoatendimento possuem grande relevância para a tomada de decisão dos consumidores. A explicação para isso é o fato de que, antes de finalizar a compra, é muito comum os clientes apresentarem dúvidas sobre o produto ou a empresa. Nesse caso, um autoatendimento de qualidade e visível em pontos estratégicos do site é capaz de sanar essas dúvidas e convencer o consumidor a finalizar a compra.

4. Proporciona mais autonomia ao consumidor

Além dos benefícios já destacados, o autoatendimento garante mais autonomia e liberdade para que o cliente solucione suas dúvidas no momento que quiser, um fator muito importante para os consumidores nos últimos anos.

O Acelerato é uma ferramenta online que permite que a empresa realize um atendimento ao cliente de alta qualidade a partir de qualquer lugar e a qualquer momento. Além disso, o sistema conta com várias funcionalidades capazes de agilizar o processo e torná-lo ainda mais eficiente.

5. Agilidade no atendimento

As empresas precisam identificar maneiras de reduzir as demandas de atendimento através do fluxo de trabalho na hora de prestar suporte. Centrais de ajuda costumam ser um excelente caminho para isso.

Dessa maneira, o cliente consegue resolver suas demandas com mais agilidade e menos burocracia e, consequentemente, diminuindo o tempo de atendimento.

6. Disponibilidade integral

Oferecer autoatendimento no seu site também significa que o cliente que deseja resolver uma questão fora do horário comercial não precisará esperar até que um agente o chame. Ele será capaz de tirar suas eventuais dúvidas sozinho, assim, não irá gerar frustração para nenhum dos lados e o deixando satisfeito.

7. Melhora a experiência do consumidor

Deixar o cliente satisfeito não implica somente na facilidade que ele terá, mas também em como ele passa por toda a experiência de maneira positiva. Se você deseja saber outras maneiras para agregar na experiência do consumidor, pode acessar esse artigo!

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!

Artigo atualizado em: 21/09/2022
——————————————————————————————-


Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e agende uma demonstração com um de nossos especialistas clicando aqui