Neste papo rápido Larissa Ramos fala sobre PMBOK.

O PMBOK é uma espécie de enciclopédia sobre gerenciamento de projetos publicada. Sua publicação é regularmente revisada pelo Project Management Institute (PMI). Sua função é padronizar e difundir as práticas mais eficientes, testadas e comprovadas por gerentes de projetos do mundo inteiro em um só guia.

A primeira edição do PMBOK surgiu em 1996 e em 2013 foi lançada a quinta edição do guia. Ou seja, em média a cada 4 anos o PMI reedita PMBOK.

Ao revisar e publicar o PMBOK, o PMI visa oferecer um conjunto de melhores práticas que se forem seguidas no gerenciamento de projetos aumentarão as chances de sucesso.

Outra vantagem obtida com a publicação do PMBOK foi a padronização da gestão de projetos. Antes, cada empresa ou gestor definia processos, ferramentas e técnicas únicas para cada tipo de projetos que assumia.

Essa falta de padronização levava a algumas situações embaraçosas como: dificuldade em determinar em qual momento de seu ciclo de vida o projeto estava; os objetivos dos projetos dificilmente eram documentos e, por isso, quase sempre não eram atingidos; alguns projetos se tornavam processos ou a fase de suporte se perpetuava, o que impedia seu encerramento.