É sempre um desafio manter a equipe inteira focada, mesmo em épocas de menor movimentação no atendimento e vendas. Durante as festas de fim de ano, então, é tarefa hercúlea, e exige muito tato e senso de liderança por parte do gestor.

A questão é que a grande maioria dos funcionários tira suas férias entre os meses de janeiro e fevereiro do ano. Sendo assim, é de se concluir que estarão extenuados no mês de dezembro, além de loucos para rever a família e passar algum tempo com seus entes queridos. Neste ínterim, o diretor/gestor/chefe deverá se esforçar para tornar o ambiente de trabalho o mais familiar e agradável possível (ideia que, é verdade, vale para o ano todo).

Desta forma, algumas dicas podem ser de grande valia para auxiliar a tornar o ambiente mais agradável e produtivo possível. Inicialmente, deve-se manter a motivação alta, por meio da explanação de objetivos claros e acessíveis. De nada adianta traçar metas irreais, que somente irão desanimar os funcionários quando não conseguirem as cumprir. De mesma forma, metas muito baixas poderão também ser um “tiro no pé”, uma vez que a equipe não se esforçará à seu máximo para atingi-las – pelo simples fato de que não será necessário.

Outro ponto importante a se destacar é a confiança entre o gestor e a equipe de funcionários. No momento em que eles saibam que podem confiar, até mesmo trazendo alguma questão problemática para seu chefe – e este preocupar-se em resolvê-la -, cria-se um elo mútuo de confiabilidade, que também serve para melhorar o ambiente de trabalho e o próprio ponto anteriormente citado – a motivação.

Por fim, e mais importante, é vital dar valor à equipe, e não há melhor época que próximo às festas de Natal e Ano Novo, onde as pessoas tendem a estar mais sensíveis. É durante este período que todos analisam o que produziram ao longo do ano, e, no momento que se sintam valorizados, é certo que o ano seguinte será de evolução e prosseguimento do trabalho e objetivos alcançados.

É o que diferencia um bom gestor: saber criticar de uma forma positiva, demonstrando os pontos em que o funcionário deve melhorar – sem esquecer, porém, de ressaltar os seus pontos positivos, que devem seguir da forma atual.

O Sistema Acelerato auxilia a sua empresa, sendo uma ferramenta online que permite atender com eficiência e torna mais ágil o seu processo. Teste já!

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-