O uso de Softwares as a Service (SaaS), aumentou bastante no último ano. Para termos uma ideia, segundo o estudo “Tecnologias Emergentes: A Vantagem Competitiva para Finanças e Operações“, feito pela Oracle, 91% dos entrevistados consideram o SaaS como um facilitador para a adoção de tecnologias emergentes.

E, tendo isso em mente, é importante que as empresas de suporte ao cliente adotem os SaaS em suas operações. Afinal, como vimos no estudo da Oracle, esse tipo de tecnologia é essencial para que você atenda o seu cliente de maneira efetiva, possibilitando que você faça o atendimento multicanal.

Por isso que, visando te ajudar a entender cada vez mais a importância de utilizar sistemas na nuvem, criamos o artigo a seguir. Nele, te mostramos 5 Benefícios do uso do SaaS no seu suporte. Confira!

Antes, vamos entender o que é um SaaS!

Um Saas, ou Software as a Service, são as soluções disponibilizadas via internet. Um exemplo prático, é que, antigamente, os sistemas eram instalados em cada computador de sua empresa, sendo necessário ter uma equipe de T.I. para realizar essa instalação e manutenção.

E, com os modelos de SaaS, os softwares são totalmente baseados na web, sendo hospedados em um serviço de nuvem (como a AWS, da Amazon). 

Isso evita que você tenha que gastar em infraestrutura para conseguir manter o software rodando. Dispensando também a necessidade de se ter uma equipe de manutenção em casa. 

Afinal, as empresas provedoras do SaaS, são responsáveis pela conectividade do sistema, sua segurança, disponibilidade de acesso e todas as partes burocráticas.

Agora, vamos entender quais são os 5 Benefícios do SaaS para o seu suporte!

Como falamos acima, ter um SaaS te oferece vários benefícios e, te ajuda a mitigar os seus gastos. Uma vez que você terá menos investimentos em T.I. e em infraestrutura. 

E, para te ajudar a entender melhor como o SaaS influencia no seu suporte, precisamos saber quais são os benefícios de se implantar esse tipo de tecnologia. Eles são:

  • Facilidade na implementação;
  • Auxilia na Mobilidade;
  • Reduz seus custos;
  • Facilita a metrificação do desempenho dos seus colaboradores;
  • Te oferece maior segurança dos seus dados;

Abaixo, vamos entender melhor sobre cada um desses benefícios!

Facilidade na implementação

Um dos principais benefícios de se utilizar um SaaS no seu suporte, é a facilidade na implementação. Esse tipo de software pede apenas o acesso à internet e um computador, sendo eles, em sua grande maioria, voltados para facilitar a user experience.

Além disso, a implementação de um SaaS também conta com um treinamento para os seus colaboradores. Isso permite que eles tirem suas dúvidas e consigam ver como esse tipo de software te ajuda em sua rotina.

Auxilia na Mobilidade

Outro grande benefício que você tem com o SaaS no seu suporte, é o da mobilidade! Afinal, conforme falamos no item anterior, o que você precisa para acessar o seu sistema, é de um computador com acesso à internet. Já que sua plataforma é hospedada no serviço de uma nuvem!

Isso permite que você, por exemplo, implemente o trabalho home office de maneira rápida e, sem a necessidade de ocupar o seu T.I. com instalações intermináveis.

Reduz seus Custos

Além de contar com uma implementação fácil e mobilidade, contar com um SaaS, ao invés de um sistema local, permite que você reduza seus custos. Isso elimina assim o custo com um local somente para o data center, por exemplo. E, seus custos com manutenção do sistema são praticamente liquidados.

Além disso, por esse tipo de sistema ter a assinatura recorrente, as empresas buscam sempre ter maior eficiência e atender bem os seus consumidores. 

Uma vez que, cada cliente perdido, representa um impacto direto no faturamento, o grande desafio que essas empresas enfrentam é o de manter seus atuais clientes satisfeitos com a sua solução.

Facilita a metrificação do desempenho dos seus colaboradores

Por termos um sistema na nuvem e com diferentes níveis de acesso, possuímos um sistema de metrificação do desempenho de nossos colaboradores que permite que você, gestor, tenha uma visão geral ou específica dos desempenhos de cada um.

Apesar de precisarmos ter muita confiança em nossos colaboradores, também é necessário ter rastreabilidade do tempo de trabalho deles em cada atividade realizada. Isso permite que a gente perceba em quais tarefas ele possui mais dificuldade e, em quais ele possui mais facilidade. 

Além disso, em um suporte, conseguimos ver porque, por exemplo, determinado atendimento acabou ultrapassando o SLA definido. Isso permite que os gestores criem novas maneiras de lidar com esse tipo de problema, caso ele venha a ocorrer novamente, otimizando o tempo de todos os seus atendentes.

Maior segurança dos seus dados

O uso de SaaS nos ambientes corporativos te proporciona maior segurança dos seus dados, afinal, esse tipo de software é hospedado em um servidor robusto e que é próprio para sistemas na nuvem. 

Eles possuem uma política de segurança bem rígida e também contam com um sistema de autenticação fortes e, uma infraestrutura que permita que o seu software fique disponível de maneira ininterrupta. 

O Acelerato, por exemplo, conta com o Certificado SLL de Segurança, protocolo que é padrão internacional para a troca de informações sigilosas pela internet. 

Além disso, no Acelerato, você consegue criar papéis personalizados dos usuários com licenças no sistema, definindo, por exemplo, quais permissões de funcionalidades ele terá acesso, o que poderão ver e fazer.

Conclusão

Interessante entender como utilizar um SaaS no seu suporte te oferece diversos benefícios, não é mesmo? Além disso, é sempre importante que você entenda que, investir em tecnologia só irá te ajudar a melhorar cada vez mais o atendimento para o seu cliente.

Afinal, isso otimiza o trabalho dos seus colaboradores e permite que eles consigam atender com mais velocidade o seu cliente, gerando cada vez mais valor para ele.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e agende uma demonstração com um de nossos especialistas clicando aqui