Uma experiência de onboarding, é certamente marcante para o seu colaborador novo. Afinal, quando você consegue passar essa imagem positiva já no primeiro contato dele com sua empresa, você contribui para auxiliar ele a aumentar sua produtividade. 

Dessa maneira, o colaborador tem a certeza de que a empresa nova que ele escolheu, foi a certa. Porém, como podemos realizar isso, se estamos todos trabalhando de forma remota? Como conseguimos gerar o brilho nos olhos do colaborador, mesmo à distância?

Foi para isso que, nós do Acelerato criamos esse artigo. Nele, te mostramos 4 dicas para você mandar bem no Onboarding Online do seu novo colaborador e ajudamos você, Gestor de RH, a criar um processo que seja o ideal. Confira!

Antes, vamos entender o que é o onboarding!

O termo onboarding, vêm do inglês “embarcar” e, no sentido literal da palavra, significa que os novos profissionais precisam dele, para iniciarem a sua “navegação” na empresa. 

Afinal, sabemos como é difícil para um profissional, a mudança de emprego e, o onboarding serve para auxiliar ele a conhecer mais sobre a cultura da empresa e também, nortear ele para que sua trajetória tenha sucesso.

Além disso, um onboarding bem feito funciona também como uma ótima solução contra o turnover. Uma vez que, seu colaborador ficando engajado já no primeiro dia, certamente que seu vínculo fica mais forte com a empresa. 

Agora que você já sabe o que é o Onboarding, vamos entender como melhorar o seu onboarding online!

Agora sim, vamos para as 4 Dicas para Melhorar o Onboarding Online

Como falamos acima, realizar um onboarding eficiente é fundamental para diminuir o turnover de sua empresa. E, quando falamos no onboarding online, como você, gestor de RH, consegue com que o novo colaborador seja impactado de maneira eficiente, mesmo á distância?

Foi pensando em te ajudar a descobrir esse desafio, que separamos 4 dicas para te ajudar a mandar bem no onboarding online. Elas são:

  • Crie um “kit de Boas-vindas” online;
  • Selecione os Mentores dos Novos Colaboradores;
  • Defina quais serão os programas utilizados e os apresente ao novo colaborador;
  • Utilize um Sistema de Projetos e Apontamentos para criar as demandas para o novo colaborador;

Abaixo, vamos entender melhor sobre essas dicas!

Crie um “kit de Boas-vindas” online

Uma das primeiras coisa que recebemos no processo de onboarding, é o kit de boas-vindas, não é mesmo? Por isso, é importantíssimo que a sua empresa não deixe de investir em criar essa experiência à distância. 

Existem alguns exemplos que a gente pode adaptar a nossa realidade, indo desde o envio do kit para a residência do colaborador, até o envio de todos os materiais necessários para que ele consiga trabalhar da melhor maneira, lembrando sempre da importância de disponibilizar tudo o que ele precisa para produzir bem desde o primeiro dia.

Selecione os mentores dos novos colaboradores 

Um dos processos do onboarding, com certeza é a mentoria dos colaboradores mais experientes para o recém-chegado. Por isso, para que esse processo seja positivo, vale você, gestor de RH, sentar por um tempo com o mentor do novo contratado e explicar mais sobre seus conhecimentos e habilidades. 

Dessa forma, o mentor estará mais preparado e consegue já deixar programada uma série de tarefas para explicar para o colaborador novo.

Defina quais serão os programas utilizados e os apresente ao novo colaborador

Já ter os programas que são necessários para que ele tenha uma boa rotina de trabalho faz parte do onboarding e é sim uma das maneiras do novo colaborador se encantar com sua empresa. 

Apesar de parecer pouco, faz a diferença que você, gestor de RH envie alguns dias antes um e-mail que contenha essas informações, como qual é o software de chat, de vídeo chamada, o aplicativo de Gestão de Apontamentos, como o Acelerato, entre todos os outros programas que sejam necessários para que ele efetue o trabalho de forma tranquila.

Utilize um Sistema de Projetos e Apontamentos para criar as demandas para o novo colaborador 

Utilizar um Sistema de Projetos, como o Acelerato, irá, com certeza, facilitar a vida do seu novo colaborador. Afinal, o gestor dele já consegue criar as demandas necessárias para que ele efetue seu trabalho, anexando os arquivos necessários, incluindo prazo e uma explicação detalhada da demanda.

Apesar de parecer algo simples, isso acaba por diminuir os tempos que o mentor precisa parar para explicar uma tarefa ou anexar um determinado arquivo que seja necessário para sua conclusão. 

Além disso, o Acelerato permite que você tenha um histórico dentro de cada demanda, o que possibilita que o colaborador novo inclua suas dúvidas e dificuldades, facilitando a vida do gestor, que irá orientá-lo da melhor maneira. 

E, vale lembrar também que o Acelerato possui implantação 100% online e é ideal para empresas que implementam o Trabalho Remoto. Afinal, ele possui funcionalidades indispensáveis para gestores remotos, como a facilidade na comunicação 100% web, rastreabilidade do tempo de trabalho, limitação de horário de trabalho por colaborador (te ajudando a evitar horas extras), acompanhamento realtime da evolução dos projetos, entre diversas outras funcionalidades essenciais para gestores.

Caso queira conhecer mais sobre o Acelerato, clique aqui!

Conclusão

Espero que você tenha conseguido absorver as nossas dicas para mandar bem no onboarding online dos seus novos colaboradores e, que elas possam te ajudar a engajar melhor eles. 

Além disso, se você quiser entender melhor ainda como melhorar o seu onboarding online, baixe o infográfico “6 Passos para Realizar um Onboarding Online Eficaz“, que fizemos em conjunto a Compleo. 

Nele, separamos 6 dicas para que o RH consiga colocar em prática um processo de Onboarding 100% Online e criar uma experiência incrível para seus novos colaboradores.