Um dos grandes dilemas das empresas no cenário atual, que é extremamente competitivo e volátil, é como realizar um bom atendimento aos clientes. A partir disso, uma das questões que geram mais controvérsias e discussões é aquela que diz respeito a razão dos clientes. Será que é possível afirmar que eles estão sempre certos?

Para responder essa pergunta, primeiramente é necessário reconhecer que existem dois tipos de consumidores diferentes, o bom cliente e o cliente custoso. O bom cliente é aquele que teve algum problema com a empresa e deseja apenas encontrar uma solução rapidamente, enquanto o cliente custoso se caracteriza por aquelas pessoas que estão sempre reclamando, mesmo sem motivo, um problema que todas as empresas precisam lidar constantemente.

Desse modo, é possível dizer que os bons clientes estão sempre certos pois estes foram realmente prejudicados durante a compra em algum aspecto. Nesse caso, é importante que a empresa ofereça um atendimento ao cliente de alta qualidade, que seja capaz de solucionar qualquer problema de forma rápida e pouco onerosa, para que os bons clientes se sintam bem atendidos e voltem a comprar com a empresa, apesar dos problemas enfrentados.

Em contrapartida, para lidar com os clientes onerosos, que estão sempre inventando problemas e fazendo com que a empresa gaste tempo e recursos em seu atendimento, a melhor saída é tentar resolver essa pendência o mais rápido possível. Para isso, uma alternativa é utilizar o Código de Defesa ao Consumidor, que foi criado exatamente para resolver possíveis pendências entre os clientes e a empresa.

Quando o cliente exige algo que está além do que é regulamentado pelo Código, a empresa passa a ter a razão e, portanto, pode fazer uso do mesmo para mostrar ao cliente que ele não está certo. Isso pode acabar resultando na perda do cliente, porém, é de conhecimento geral no mundo corporativo que os clientes onerosos, na maior parte das vezes, geram mais custos do que receitas. Portanto, quando a empresa direciona seus recursos e o seu tempo para o atendimento dos bons clientes, a tendência é que ela consiga fideliza-los e ainda conquistar novos consumidores.

O Acelerato é um sistema online de atendimento aos clientes capaz de gerar uma série de benefícios para as empresas. Além de armazenar informações e oferecer um fluxo de Help Desk personalizado, ele ainda possibilita um monitoramento completo da produtividade da equipe, tornando o atendimento bem mais eficiente e eficaz.

 

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-