A entrevista de emprego é o seu primeiro contato com o candidato que pode ser o seu futuro funcionário, portanto ela deve ser feita de forma eficiente e ética.

Abaixo vou dar algumas dicas de como fazer a entrevista de forma prática e eficaz, facilitando na hora de identificar o melhor perfil para a sua vaga.

1 – Se prepare para a Entrevista

Assim como o candidato vem preparado para esse momento tão importante, com o entrevistador não pode ser diferente, é importante que você tenha lido e avaliado o currículo da pessoa para saber mais sobre ela e formular as perguntas corretamente.

2 – Prepare o Clima e o Ambiente

Deixe preparado o ambiente que será realizada a entrevista, reserve um local calmo e tranquilo, pois a entrevista deve ser realizada de forma séria e deve-se ter muita atenção. Além disso, seja uma pessoa cordial, não deixe o clima pesar, mostre empatia pela pessoa, deixe-a a vontade, pois assim ela poderá se expressar melhor.

3 – Perguntas Objetivas

Faça um leque de perguntas objetivas que realmente tragam respostas relevantes, perguntas padrão que não tem ligação com a vaga devem ser descartadas. Além disso, evite fazer perguntas muito curtas ou muito longas, as curtas podem te trazer respostas como “sim”ou “não” e as longas podem atrapalhar no entendimento e consequentemente na resposta esperada.

4 – Observe o Candidato

A entrevista é o momento que o entrevistador mais deve observar o candidato, observe o jeito, postura, vestimenta, linguagem corporal, tudo que conseguir observar. Muitas vezes nesse momento a pessoa revela atitudes que podem fazer toda a diferença para a escolha ou não do candidato.

5 – Duração

A entrevista não deve ser nem muito longa, nem muito curta. Estipule um tempo apropriado para conhecer bem o candidato e ao mesmo tempo que não deixe-o cansado, assim ambos conseguirão aproveitar ao máximo esse momento.

6 – Feedback:

Após todo esse processo, independente se a pessoa foi bem ou não na entrevista, um Feedback sempre deve ser fornecido ao candidato. Isso faz com que a empresa seja vista de forma positiva e o candidato não fique perdendo seu tempo esperando por aquela resposta que nem sempre será a esperada. Tenha empatia!

Essas dicas poderão ser muito úteis para preparar uma entrevista de forma eficaz e trazer melhores resultados no momento da contratação.

Invista seu tempo nesse momento, pois um candidato bem selecionado consequentemente será um funcionário bem contratado!

Confira um vídeo que eu fiz sobre o assunto.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-