Neste Papo Rápido do Acelerato, Sistema de Atendimento ao Cliente e Gestão de Projetos, Joyce Souza fala sobre O Futuro do Atendimento ao Cliente.

O Atendimento ao Cliente é baseado em processos e surgimentos de novas técnicas de comunicação. Por exemplo, há algum tempo atrás, para resolvermos algum tipo de acontecimento, íamos até o endereço de outra pessoa, depois disso surgiram as cartas, o telefone, o e-mail e mais adiante o chat online.

Essa evolução na comunicação fez com que os canais de atendimento se multiplicassem. Em um estudo feito recentemente foi concluído que 64% das pessoas utilizam pelo menos 3 diferentes canais para se comunicar com as empresas.
E em um outro estudo, foi concluído que 62% dos consumidores globais pararam de fazer negócios e comprar com empresas por causa de uma experiência ruim no atendimento.

A verdade é que as empresas precisam pensar não apenas em reduzir custos, mas também na melhoria do atendimento ao cliente. O equilíbrio entre as novas tecnologias e os bons profissionais é a melhor alternativa para reduzir custos e fidelizar os clientes.

Um exemplo disso é que hoje em dia existem tecnologias que permitem que o suporte de uma empresa acesse o computador ou smartphone de um cliente, de maneira remota, facilitando assim a resolução do problema e de todo o processo.

Um estudo feito pelo IBGE em 2016 afirmou que 80% dos brasileiros acessam a internet pelo smartphone e preferem ser atendidos por meio deles. E isso cria milhares de novas possibilidades para as empresas.

Um exemplo disso é que, recentemente chegou ao mercado uma ferramenta que utiliza a câmera do celular do cliente para fazer vistoria à distância de um problema ocorrido. Com o auxílio da câmera, a equipe de suporte consegue ver ao vivo o problema que está ocorrendo e resolvê-lo. Isso tudo sem a necessidade de ter um técnico no local, aumentando assim, a satisfação dos clientes.

Com o avanço da tecnologia, a interação do usuário com a internet só irá crescer, por isso, as empresas precisam estudar e agarrar a oportunidade da inovação no atendimento com a transformação digital e a experiência do cliente como base dessa transformação.

Assista ao Vídeo. =D