Muitas vezes durante um projeto já em desenvolvimento, algumas mudanças relativas ao orçamento ou ao cronograma de entrega e até mesmo no escopo precisam ser feitas. Nesses casos, o gerente de projetos precisa superar as dificuldades impostas e manter a situação e a equipe sob controle. Para isso, é recomendado algumas medidas:

  1. Estabeleça metas de planejamento
  2. Aceite as mudanças
  3. Mantenha a equipe motivada
  4. Procure entender as razões que levaram às mudanças

Agora, vamos nos aprofundar em cada uma delas:

1) Estabeleça metas de planejamento

É importante que desde o princípio sejam definidos os objetivos, metas, características e requisitos relativos ao projeto para que, em caso de possíveis mudanças, o gerenciamento das mesmas seja mais simples. Um dos pilares da gestão de projetos ágil é, durante o desenvolvimento do trabalho, a divisão e entrega de partes do projeto. Desse modo, as mudanças não afetarão o trabalho inteiro, apenas uma parte dele.

2) Aceite as mudanças

Mesmo para aqueles que trabalham com o gerenciamento ágil, é perfeitamente aceitável que a primeira reação as mudanças seja de rejeição. Porém, quando se trabalha com essa metodologia, o que se deve fazer é enxergá-las como um novo caminho para alcançar os objetivos do projeto. Portanto, rejeitá-las não ajudará em nada e a melhor forma de dar continuidade ao trabalho é aceitar que as mudanças fazem parte do processo e adaptá-las ao projeto da melhor forma possível.

3) Mantenha a equipe motivada

Com as mudanças, é inevitável que a cobrança e a pressão sobre a equipe aumentem. Esse cenário pode acabar gerando alguns conflitos e tornando o ambiente de trabalho carregado e pouco produtivo. Nesse momento, o papel do gerente de projetos é manter a equipe unida e tentar transmitir segurança aos seus funcionários.

Uma forma de se fazer isso são os feedbacks que trará os resultados que você precisa e motivará seus colaboradores a sempre darem o melhor de si.

4) Procure entender as razões que levaram às mudanças

Quando as alterações no projeto inicial são realmente inevitáveis, além de aceitá-las, é importante compreender o porquê delas existirem. Seja por falhas no cronograma pré-estabelecido, por cálculos incorretos em relação ao orçamento ou por razões mais complexas, é fundamental que o gerente de projetos entenda qual foi o problema e procure solucioná-lo para evitar que o mesmo permaneça se repetindo.

A Acelerato é uma plataforma de gestão de projetos ágil e eficiente, capaz de auxiliar no trabalho da equipe para que o resultado final seja bem sucedido.

Com essa ferramenta, os gerentes de projeto podem otimizar o seu tempo de gerenciamento, medir a produtividade, acompanhar a evolução das metas e objetivos pré-estabelecidos e muitas outras funcionalidades extremamente úteis ao trabalho da equipe.

 

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-