Kanban é uma abordagem de gestão de projetos que começou a ganhar força entre os anos de 2006 e 2008 e hoje é utilizada de maneira abrangente. Essa palavra de origem japonesa significa “cartão sinalizador” ou “etiqueta” e refere-se à técnica de sinalização capaz de controlar o fluxo de um trabalho em andamento, analisando a capacidade e os limites de organização.

Saiba como usufruir dos benefícios desse eficiente sistema oferecido virtualmente pela Acelerato.

Como Funciona.

O método baseia-se no uso de cartões sinalizadores, que possam ser substituídos por luzes, espaços e até caixas vazias, capazes de relatar sobre o progresso de um trabalho dentro da gestão de projetos. É o que chamamos de “sistema puxado”, o qual se resume às seguintes etapas:

  • 1. Coloca-se um determinado número de cartões em movimento, que por sua vez equivalem ao limite e capacidade daquela organização.
  • 2. Um cartão é vinculado a um trabalho específico do projeto, servindo como um sinalizador.
  • 3. Quando todos os cartões estiverem fixados e vinculados, estes indicarão o término da atividade, exigindo a liberação dos cartões para a utilização dos mesmos em um outro ciclo de produção.
  • 4. À medida que os cartões são liberados, eles vão sendo anexados a novos trabalhos subsequentes até que o projeto seja concluído.

O andamento de um projeto pode ser acompanhado através dos Kanban Boards, dos quadros de sinalizadores, dos pos-its e da “Métrica”.

Principais Vantagens

Priorizando a otimização da gestão de projetos, esse sistema inovador tem como meta assegurar um ritmo adequado, que possa ser facilmente suportado pela equipe de produção.

Uma outra grande vantagem: ele evita a estocagem de produtos e matérias em excesso, além de combater os atrasos não só durante o processo produtivo, como também ao longo das etapas finais de entrega dos resultados. Isso se deve ao fato de que a técnica combina o “sistema puxado”, alterando efetivamente o progresso do trabalho de acordo com a capacidade de execução da organização e com o “Conceito da Teoria das Restrições”.

Este último denuncia a existência de qualquer restrição que possa afetar a performance da equipe envolvida no trabalho, tornando-se uma excelente plataforma para agilizar e gerenciar seu projeto.

Com o Kanban Virtual do sistema Acelerato você acompanha de forma simples, prática, fácil e eficiente o que está sendo feito e o que está pronto. Além de identificar os gargalos e aumentar a fluidez do seu processo. Confira todas as nossas funcionalidades e veja como podemos ajudá-lo.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-