As Pesquisas de Clima Organizacional são um tipo de instrumento de gestão cujo objetivo é analisar o ambiente interno de trabalho. Através dela, é possível mapear e retratar quais são os aspectos mais críticos que afetam diretamente na motivação da equipe de funcionários da empresa, apurando as suas maiores qualidades, expectativas, deficiências e dificuldades.

Ao realizar essa pesquisa, as empresas demonstram que estão se esforçando para criar um ambiente de trabalho mais agradável, tanto para os seus funcionários, como também para os seus colaboradores, algo que é essencial para que a empresa consiga se destacar e obter resultados positivos no mercado.

Em resumo, uma Pesquisa de Clima Organizacional, além de revelar quais são os maiores problemas daquele ambiente, também destaca quais são os seus pontos favoráveis, pois ela é capaz de observar de forma precisa como funciona aquela instituição através das opiniões daqueles que nela estão inseridos.

Como fazer uma Pesquisa de Clima Organizacional?

Para auxiliar na elaboração da Pesquisa de Clima Organizacional, listamos a seguir as cinco etapas essenciais para a sua realização.

1. Obtenha as informações e os dados acerca dos problemas que necessitam ser focalizados.

2. Nessa etapa, é necessário desenvolver uma metodologia e um plano de pesquisa, os quais consistem na formulação de questões e hipóteses que deverão decidir qual será o método de trabalho, os meios de interpretação, a amostragem e demais técnicas utilizadas na pesquisa. Além disso, é importante deixar registrado quais são as informações que precisam ser coletadas.

3. Feito isso, é preciso coletar os dados. Para tornar essa etapa mais fácil, é interessante fazer uso de uma ferramenta que possa auxiliar nesse trabalho. Um bom exemplo é uma planilha que contenha todos os tópicos sobre o que necessita ser coletado.

4. Agora, é o momento de interpretar os dados e as informações coletadas. Colocar esses dados de uma forma que permita uma fácil visualização é essencial para a análise da pesquisa, assim como sua comparação com estudos passados ou que serão realizados.

5. Desenvolva um relatório final que contenha a conclusão obtida a partir dos dados coletados. Além disso, é importante incluir sugestões de melhorias a serem feitas a partir dessas informações.

O Acelerato é uma ferramenta online capaz de tornar o trabalho de uma equipe ainda mais organizado e eficiente. Através dele, é possível armazenar um imenso fluxo de documentos e informações, e acessa-los de forma simples, rápida e segura.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.

Até a próxima!

——————————————————————————————-



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui