Para que você entenda rapidamente, o gerenciamento de projetos garante uma produção de desenvolvimento com mais qualidade.

Todo projeto precisa ter objetivos específicos e metas alcançáveis que estejam alinhadas com as expectativas dos clientes. E mesmo que sua empresa possua uma equipe sênior de talentosos desenvolvedores, as vezes isso pode não ser o bastante para oferecer o melhor produto ou funcionalidades no final de uma sprint.

E à medida que a tecnologia e o mercado mudam, o conjuntos de habilidades que as empresas buscam em um profissinal também mudam. Segundo pesquisa realizada pela Project Management Institute, até 2027, as empresas precisarão preencher 88 milhões de vagas em funções de gerenciamento de projetos.

O gestor de Projetos é o responsável por organizar e controlar cada etapa que está sendo realizada, além de ver o desempenho da equipe e se os resultados serão alcançados evitando surpresas e atrasos na implementação. Eles desempenham um papel fundamental para garantir que os projetos sejam concluídos no prazo e dentro do orçamento.

E quando falamos de uma empresa de tecnologia, um gestor de projetos pode trabalhar em diversas frentes, como por exemplo: Hardwares, Softwares, Redes, Infraestrutura, Inovação e Sustentação, Armazenamento e Backups, Segurança de Dados e da Informação. E é por este motivo que abaixo escrevemos sobre os principais desafios da gestão de projetos eficiente na área de tecnologia e também boas práticas para ter mais sucesso!

DESAFIOS E BOAS PRÁTICAS

A área de Tecnologia está em constante evolução, novidades são lançadas a todo momento e cabe ao responsável entender a volatilidade e o quão desafiador pode ser mudar ou adequar algum novo processo.

COMUNICAÇÃO

De acordo com o estudo Pulse of the Profession® de 2021, 28% dos projetos acabam falhando por falta de comunicação. Os gerentes de projeto de TI precisam gerenciar bem a comunicação para evitar conflitos de equipe, garantir a entrega no prazo e atingir as metas do projeto.

Além disso, muitas vezes um gestor de TI precisa também controlar e se relacionar com diversos parceiros e fornecedores externos, e muitas vezes, cada um atuando com uma parte projeto o que torna as coisas um pouco mais complicadas.

Um plano de comunicação claro dá clareza à sua equipe sobre quais ferramentas usar para o quê, define com que frequência as atualizações serão compartilhadas e quem deve compartilhá-las. Com um plano de comunicação sólido, você gasta menos tempo buscando informações e mais tempo abordando os objetivos do seu projeto.

OBJETIVOS POUCO CLAROS

De forma simples, objetivos do projeto são as coisas que você planeja alcançar até o final do seu projeto. Sem objetivos claros, é difícil manter sua equipe alinhada ou até mesmo saber se seu projeto foi um sucesso ou um fracasso.

Imagine que sua equipe está desenvolvendo uma nova tela de checkout para um e-commerce. Sem um objetivo, como por exemplo: “reduzir o tempo médio de checkout para usuários finais em 30%“, fica difícil saber quais novos recursos precisarão ter na página.

Objetivos de projeto eficazes alinham sua equipe e fornecem uma referência para saber em que etapa da jornada de criação ela está. Defina os objetivos antes de começar para que eles orientem seu projeto. Envolver sua equipe no processo de definição de metas, garante que todos estejam alinhados desde o início.

Uma ideia é colocar a definição dos objetivos como parte do plano geral do projeto, e já estipular quem são as partes interessadas, millestones, cronograma e muito mais.

RECURSOS LIMITADOS

Para realizar um projeto, você precisa de coisas básicas (recursos) como, orçamento, equipe, tempo, espaço ou ferramentas. A falta de um recursos pode atrasar um projeto ou até mesmo interrompê-lo.

Sabemos que, eventos não planejados, como cortes no orçamento, são difíceis de prever. Mas, muitas vezes, com um pouco de planejamento, você pode garantir que sua equipe tenha todos os recursos necessários para atingir as metas do projeto.

Montar um plano de gestão de recursos significa entender e definir, mesmo antes de começar o projeto, a quantidade e os tipos de recursos necessários para o trabalho. Além disso, com um plano de gestão, você pode controlar e reorganizar como e quando usar cada recursos. Por exemplo, escala de funcionários, verba, equipamentos ou até mesmo um espaço de trabalho.

MAPEAR RISCOS E USAR FERRAMENTAS

Na área de Tecnologia a gestão de risco se faz extremamente necessária, afinal, a segurança de informações é uma das prioridades já que a empresa lida com dados importantes, não podendo arriscar vazamentos ou perdas.

Com isso, torna-se necessário um plano de ação elaborado para orientar os responsáveis de forma rápida e efetiva caso algo de errado aconteça com o objetivo de diminuir os impactos causados.

Também é necessário definir uma ordem de prioridade do que será realizado, pois o departamento de T.I. lida com muitas demandas diariamente e imprevistos podem ocorrer. Aqui se faz necessário o uso de uma metodologia que vise recursos disponíveis, orçamento, capacidade da equipe e resultados esperados.

Duas ótimas opções para isso são Scrum e Kanban, pois manterão a equipe focada e alinhada.

O Scrum é um processo de desenvolvimento interativo para o gerenciamento de projetos e desenvolvimento de software ágil. Com o Acelerato você pode planejar seu projeto de acordo com o cronograma podendo editar as atividades em lotes para que sejam concluídas no prazo.

O Kanban oferece diversos benefícios, como o gerenciamento de múltiplas equipes de maneiras mais simples e rápida, maior facilidade na priorização das demandas, a facilidade em delegar o responsável por cada demanda. O Acelerato Projetos é uma ferramenta online de gestão de projetos ágeis, baseada no sistema Kanban na administração de uma organização. Afinal, ele possibilita que você gerencie múltiplas equipes de trabalho e estabeleça as prioridades de cada demanda.

Independentemente da escolha de ferramentas para a gestão de projetos eficiente, a adoção de boas práticas e estratégias se fazem necessárias para que a empresa possa se desenvolver e, consequentemente, se destacar de seus concorrentes.

E o sistema ideal para te ajudar com esses desafios, é o Acelerato. Ele une Atendimento e Projetos em um ambiente único, de forma intuitiva e fácil de usar. Além disso, o Acelerato possui todas as funcionalidades descritas neste e-book. Descubra agora como ter uma gestão de projetos eficiente na área de tecnologia!

E ai, gostou? 
Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Então, deixe um comentário.

Até a próxima!