No mês do Orgulho LGBTQIA+, aumentam as discussões do quanto as empresas têm a ganhar sendo mais diversas e inclusivas tanto nas experiências dos clientes quanto nas experiências dos funcionários.

As iniciativas de diversidade e inclusão ganharam destaque nas estratégias de muitas organizações nos últimos anos. É importante que as marcas criem experiências diversas e inclusivas, não apenas porque melhora a reputação da marca, mas principalmente por que torna as pessoas mais engajadas e satisfeitas e o ambimente organizacional mais criativo, produtivo e possivelmente com lucros mais sólidos.

Confira abaixo 3 dicas/provocações para criar experiências mais inclusivas para os seus funcionários e clientes.

  • Dica 1: Não tenha medo de cometer erros
  • Dica 2: Envolva todos os públicos
  • Dica 3: Aplique o que você aprendeu

Dica 1: Não tenha medo de cometer erros

Toda mudança gera insegurança. É compreensível que as organizações se sintam intimidadas pela perspectiva de cometer erros ao tentar ajustar e/ou incluir novos públicos. Ainda mais, quando esses erros podem rapidamente se tornar viral nas mídias sociais, criando dores de cabeça tanto para as marcas quanto para os clientes e funcionários no centro de tais eventos.

Embora essa preocupação seja válida, é melhor aceitar que erros podem ser cometidos e persistir com seus esforços de diversidade e inclusão. 

Tanto os clientes quanto os funcionários aceitam que erros ocorrem e podem ser um resultado válido da atividade. Por isso, supere o medo de cometer erros e concentre-se em uma maneira transparente e autêntica de lidar com eles quando acontecerem.

Dica 2: Envolva todos os públicos 

Por muitos anos, a grande sacada por trás dos programas CX e EX tem sido reunir o máximo de feedback possível do maior número possível de pessoas. 

Para ser inclusivo você vai precisar ouvir todos os públicos e receber os feedbacks com a mente aberta e sem preconceitos. Garanta e dê a todos a oportunidade de dar sua opinião.

Se seu objetivo é criar experiências mais inclusivas, você deve considerar quais novos públicos você precisa alcançar e como fazê-lo. 

Isso significa fazer pesquisa e provavelmente ir a campo para descobrir como esses públicos se comunicam, quais são suas preferências e trazer todos esses insights para melhorar suas experiências.

Além disso, não se esqueça: você precisa pensar na abordagem e formas de coletar os feedbacks. Verifique se você está usando ferramentas de acessibilidade, como leitores de tela, tamanhos de fonte maiores, contrastes mais altos etc.

Dica 3: Aplique o que você aprendeu

Dê um passo de cada vez. Todo conhecimento adquirido precisa ser documentado e aplicado para toda a empresa. Dessa forma você conseguirá criar um mapa do cenário (roteiros) que você precisa para alcançar a melhoria da experiência (XI) para novos públicos.

No entanto, inteligência e roteiros são apenas metade do trabalho. Agir é imperativo para realmente tornar suas experiências mais inclusivas. 

À medida que você atua com novos públicos, eles vão te guiando e dando insights para novas ações.

Ser mais inclusivo é um componente inestimável da liderança de mercado, e também é o que diferencia sua organização de seus concorrentes aos olhos dos consumidores. 

O resultado é uma experiência mutuamente benéfica e aprimorada que demonstra a todos o compromisso de sua organização com a diversidade e a inclusão, bem como crescimento mais rápido da receita e maior lucratividade.
E caso queira dar um tom mais profissional ao seu atendimento, conheça o Acelerato. Com ele você mantém em um único local todas as informações de contato e histórico de chamado do seu cliente. Acesse acelerato.com e saiba mais!

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!