Você sabe o que é comunicação assertiva? Se a resposta for não, então é preciso conhecer mais sobre esse tipo de comunicação.

Afinal, o que é comunicação assertiva?

Comunicação assertiva é o tipo de comunicação ideal para ser adotado no ambiente corporativo, seja com clientes ou com colegas e superiores.

Trata-se, portanto, de um conjunto de técnicas utilizadas para conseguir um diálogo mais eficaz. Uma vez que se torna capaz de superar as armadilhas que as reações emocionais podem representar durante a comunicação.

Tipos de Comunicação

Existem vários tipos de comunicação, sendo os mais conhecidos:

  • Comunicação Agressiva;
  • Comunicação Passiva;
  • Comunicação Passiva-Agressiva;
  • Comunicação Respeito-Assertiva.

Agora, vamos conhecer melhor estes tipos de comunicação:

Comunicação Agressiva

Como o próprio nome desse estilo já sugere, corresponde a um tratamento grosseiro, aproximo de uma agressão verbal, podendo até virar física.

Nesse estilo, observa-se que há a interrupção da fala alheia, mesmo que seja por entusiasmo, brincadeira ou quando se ignora a consideração do outro. Logo, não dar a possibilidade do indivíduo de opinar, caracteriza-se uma agressividade, devido ao comportamento desrespeitoso com a outra pessoa.

Comunicação Passiva

Ocorre quando há uma abordagem amedrontada, com certa timidez. Utiliza-se esse estilo para evitar uma manifestação, mesmo que ela seja necessária. A passividade também aparece quando existe a falta de expressão do seu ponto de vista por comodismo, surge o desrespeito e a falta de intimidação.

Dessa forma, a comunicação passiva ocorre quando você se permite ser desrespeitado em um diálogo ou deixa de cumprir com as obrigações necessárias dentro de uma conversa.

Comunicação Passiva-Agressiva

Esse estilo é classificado como negativo, crítico e um pouco manipulador. É utilizado na intenção de acabar com a comunicação, impedindo que haja qualquer tipo de diálogo. Observa-se, então, um comportamento sarcástico, capaz de ignorar tudo que está a sua volta.

Sendo assim, a comunicação passiva-agressiva ocorre quando se tem desrespeito pelo canal comunicativo. Isso, pois surge uma situação na qual nenhum diálogo acontece.

Comunicação Respeito-Assertiva

A comunicação respeito-assertiva, ou simplesmente comunicação assertiva, é o estilo ideal para se estabelecer relações mais harmônicas e eficazes no ambiente de trabalho.

Isso, pois se evita comportamentos de comunicação considerados inadequados, uma vez que possibilita a expressão das pessoas que envolvem o diálogo, não interrompe a fala alheia, não há possibilidades de destruir o ambiente comunicativo devido os excessos de brincadeiras ou comentários, dentre outros.

Portanto, esse estilo o profissional caminhará na direção correta para melhorar ainda mais suas habilidades de comunicação.

Importância da Comunicação Assertiva

Uma comunicação assertiva é crucial para a qualidade do atendimento ao cliente. Ao aplicá-la é possível melhorar e otimizar o diálogo com o cliente e a apresentação de produtos ou serviços.

Além disso, a comunicação assertiva também deve ser observada dentro das equipes de uma empresa. O que impacta diretamente na Cultura Organizacional.

Como adotar a Comunicação Assertiva

Agora que você conhece os estilos de comunicação, é possível identificar que a comunicação assertiva é a melhor opção para apresentar um produto ou serviço.

Já falamos muito sobre a importância do treinamento nas organizações, mas não custa reforçar. Com treinamentos regulares, é possível disseminar boas práticas, informações sobre produtos e serviços e principalmente: ajudar seus profissionais a desenvolver competências estratégicas, como a comunicação assertiva.

Assim, seus colaboradores conseguirão possuir uma comunicação assertiva, sendo diretos, sempre de forma pacífica e correta. Isso, evitando conversas desnecessárias e em tom não profissional.

Outro fator interessante na comunicação assertiva é o respeito e as oportunidade que devem ser dadas ao outro durante o diálogo. Isso vale, principalmente, quando as opiniões são distintas. Instrua suas equipes a ouvir primeiro para depois mostrar o seu ponto de vista, com argumentos sobre o produto ou serviço. Isso é ainda mais importante para equipes de Help Desk.

Além disso, deve-se ter muita atenção quanto à compreensão da outra pessoa envolvida no diálogo. Assim, o uso da empatia é a chave para alcançar o melhor entendimento do raciocínio utilizado, a partir do momento em que você se coloca no lugar do próximo. E sempre faça uso de uma linguagem adequada, tanto na fala e escrita quanto na corporal.

Competências que andam junto com a Comunicação Assertiva

Podemos perceber que a pessoa que possui comunicação assertiva é o tipo ideal de colaborador. Mas há outras competências que podem ajudar muito, não só na comunicação, mas em toda a operação do seu negócio.

Vou destacar algumas:

Conclusão

À vista disso, a comunicação assertiva consiste na capacidade de se relacionar e transmitir uma mensagem clara, coerente e útil. Essa habilidade é uma característica que sobressai no mercado atual e competitivo. Investir em treinamentos para desenvolver a comunicação assertiva dos funcionários é fundamental para garantir uma boa apresentação de produtos ou serviços.

E por falar nisso, o Acelerato é uma ferramenta ágil que possibilita um eficiente atendimento ao cliente. Não importa o lugar e o momento, o sistema está preparado para atendê-lo.

Quer receber dicas sobre atendimento, gestão e projetos ágeis? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui