Há pouco mais de dois anos, a maioria das pessoas se viram obrigadas a ficar em casa por conta da pandemia. Para algumas empresas surgiu um novo desafio: como lidar com seus funcionários a distância ou no trabalho híbrido?

Dependendo do segmento das empresas, elas viram-se obrigadas a se adaptar a nova realidade de afastar seus funcionários do presencial, que a partir daquele momento, poderiam trabalhar de onde desejassem. Segundo a 18ª edição do índice de confiança Robert Half, 48% das empresas irão utilizar o modelo híbrido no ano de 2022.

Segundo uma pesquisa feita pela Randstad, 92% dos trabalhadores brasileiros sentem-se melhor em carreiras mais flexíveis para acomodar outras atividades durante o dia. As empresas que tiveram condições de manter o sistema híbrido para seus funcionários, são as que acreditam que os colaboradores consigam manter a produtividade mesmo não estando no escritório, mas será que para os gestores essa é a melhor maneira de lidar com sua equipe? Neste artigo iremos falar sobre quais são os desafios da gestão do trabalho híbrido para os líderes.

A flexibilização e autonomia para se escolher o local de trabalho traz conforto para o funcionário de acordo com um levantamento feito pela Owl Labs em 2019 que mostrou que 71% dos profissionais se dizem mais felizes no home office, afinal, com a redução de tempo de deslocamento e outros gastos, ele pode ter mais disposição para o dia a dia. Para as empresas, o modelo híbrido consegue aproveitar ao máximo o talento dos colaboradores, pois, pessoas mais felizes produzem mais e é essa motivação que os gestores sempre estão buscando.

Através de feedbacks constantes e indicadores de desempenho, o gestor consegue manter seu time alinhado com metas e objetivos, além do compartilhamento de informações entre os colaboradores. Uma das maneiras de manter todos atualizados de suas funções e conhecimentos é através do Acelerato que tem rastreabilidade do tempo de cada tarefa e facilidade na distribuição das mesmas.

Além da comunicação integrada via web, também é necessário que a comunicação presencial exista. Tanto quem está distante quanto quem está no presencial precisam ter a mesma informação para que o alinhamento seja perfeito e todos trabalhem em sintonia.

É bom ter em mente que o trabalho híbrido varia de acordo com o segmento da atuação e área da empresa. Algumas demandam mais encontros presenciais do que outras. Em alguns casos, a equipe exige maior gerenciamento presencial para lidar com processos mais complexos, mas não necessariamente que tenham encontros diários. 

Cabe à empresa e ao gestor oferecer condições para que o funcionário possa manter o trabalho híbrido com qualidade, como por exemplo:

  • Oferecer equipamentos necessários e de bom funcionamento
  • Ter um responsável para supervisionar as atividades com base nas estratégias alinhadas 
  • Cada setor saber seu plano de metas e objetivos 
  • Dar suporte para quem tem dificuldades, pois é necessário saber se o funcionário está se adaptando ao modelo híbrido
  • Ter foco na automação dos processos e potencializar resultados

Contar com a tecnologia ao seu favor é o ponto-chave para que a gestão do trabalho híbrido funcione, pois ela será a responsável em diminuir a distância entre funcionários e gestores. O Acelerato pode te ajudar a acompanhar a evolução de projetos, além de facilitar a visualização de pendências das equipes, pois une Atendimento e Projetos em um ambiente único, de forma intuitiva e fácil de usar.

Uma pesquisa feita pela WeWork ouviu mais de 10 mil lideranças e executivos na Argentina, no Brasil, no Chile, na Colômbia, no México e no Peru 81% consideram o modelo híbrido o mais indicado para o mercado de trabalho pós-pandemia. O trabalho híbrido é a nova realidade das empresas que buscam melhor qualidade de vida para seus colaboradores, pois elas sabem que dessa maneira terão melhores resultados, além da redução de gastos que ambas as partes irão ter. Cabe aos gestores entender novos processos, buscando sempre melhores resultados.

Os desafios para a Gestão do Trabalho Híbrido