Não importa o quão bom for um produto ou serviço, uma empresa que não consegue reter clientes está fadada a problemas.

Quer conhecer dicas infalíveis para reter clientes? Então continue lendo!

A importância de reter clientes

Existem diversas pesquisas que apontam que manter um cliente contente é melhor para o negócio do que investir em conquistar novos clientes. Isso, pois o cliente atual pode fazer novas compras (up selling ou cross selling) e ainda indicar novos clientes. O que resulta em contas com CAC, ou custo de aquisição de clientes, quase zero.

Mas para isso é preciso manter os clientes satisfeitos com a sua empresa e com seu produto ou serviço. Por isso, vamos abordar as seguintes dicas infalíveis para reter clientes:

  1. Monitore o cliente
  2. Estratégias de relacionamento a longo prazo
  3. Transparência com cliente
  4. Resolva problemas com eficiência e agilidade
  5. Facilidade de diálogo com a empresa
  6. Faça o cliente se sentir valorizado
  7. Automatize processos e ganhe eficiência

Agora, vamos nos aprofundar em cada uma delas:

Monitore o cliente

Uma das melhores maneiras de reter um cliente é deixá-lo sempre atraído pelo seu negócio, produto ou serviço. Por isso, é preciso que haja um monitoramento eficaz do cliente.

Uma vez conquistado, as necessidades do cliente podem mudar com o passar do tempo. Procure saber os desejos e, principalmente, as sugestões deles. Por isso a dica é ficar atento! Um importante aliado nessa missão é o Customer Health Score.

Assim, identifique as demandas atuais do cliente e a partir disso introduza outras ofertas de produtos e serviços. É importante também conhecer o quanto seu cliente usa ou se beneficia do seu produto ou serviço.

Por exemplo, em uma crise, sua empresa seria um fornecedor fundamental ou descartável? Acredite, isso conta bastante para a retenção de clientes.

Além disso, monitore o mercado e pesquise os concorrentes. Busque garantir que sua empresa seja a melhor opção para o cliente.

Estratégias de relacionamento a longo prazo

Se a proposta é reter o cliente pelo maior tempo possível, então a estratégia para isso deve ser baseada em um planejamento a longo prazo. Planejar ações que fortaleçam o relacionamento é importante para que o cliente sinta que é valorizado.

Reserve no planejamento um tempo para ouvir o que o cliente tem a dizer. Busque uma frequência que não seja incômoda para o cliente, mas que ao mesmo tempo não o deixe se sentir “esquecido”! 

Além disso, busque medir a satisfação do cliente, com uma pesquisa de NPS por exemplo.

Transparência com cliente

Humildade é essencial! Erros e falhas podem acontecer nos mais variados momentos do relacionamento cliente e empresa, assim como em diversos segmentos de produtos e serviços.

A dica é ser autocrítico e encarar os erros. Faça uma avaliação criteriosa para identificar a verdadeira origem dos erros, buscando evitar que se repitam. Se preciso, reveja processos e procedimentos internos.

Lembre-se que quanto mais rápido uma insatisfação for resolvida, maiores são as chances de evitar prejudicar o relacionamento ou até mesmo conseguir reconquistar um cliente!

Resolva problemas com eficiência e agilidade

Nunca deixe o cliente esperando! Seja para atender uma solicitação de serviço, uma dúvida, uma reclamação… não deixe o cliente sem uma resposta!

Se a resposta não vem, o cliente pode interpretar como falta de interesse da empresa.

Por isso é importante que o gerente, o help desk e a equipe envolvida adotem metodologias e estratégias que permitam que as decisões e respostas sejam rápidas.

A dica é evitar formas de organização burocráticas, com processos demorados ou excessivamente verticalizadas. Propostas de gestão e trabalho horizontalizadas ou autogestionárias podem ajudar nisso!

Além disso, tenha especial atenção a definição e cumprimento do SLA, busque resolver atendimentos no primeiro chamado e várias outras atitudes que impactam diretamente na satisfação desse cliente.

Facilidade de Diálogo com a empresa

De que adianta oferecer diversos canais de atendimento ao cliente e não atender bem nenhum deles, não é mesmo? Garanta que, seja qual canal o cliente escolha para entrar em contato, ele seja atendido rapidamente e com qualidade.

Treine muito bem sua equipe de atendimento para que eles sejam peritos nas nuances do:

Outro segredo, nesse vínculo entre canais de atendimento e cliente é estender o diálogo até os profissionais em níveis superiores. Gerentes e, até mesmo, em determinados cenários, os diretores da organização precisam estar a par dos desejos e dúvidas dos clientes envolvidos no negócio.

É importante deixar visível para a empresa quais são os sentimentos dos clientes. Assim, com a participação dos decisores será mais fácil oferecer novas possibilidades aos clientes.

Faça o cliente se sentir valorizado

Este item é considerado uma verdadeira arte na área do atendimento ao cliente. Trata-se de demonstrar a todo instante a importância que o consumidor de seu serviço ou produto tem para a organização.

Para isso, trate o cliente como gostaria de ser tratado. Acredite, colocar-se no lugar do cliente é uma estratégia imbatível. Se tem uma atitude que pode fazer toda a diferença para reter clientes é a empatia.

Automatize processos e ganhe eficiência

Quando a equipe de atendimento ao cliente está sobrecarregada de atividades manuais, demoradas e muitas das vezes até sem muito sentido é difícil ter eficiência nos processos. Por isso, nossa última dica é uma das mais importantes: adote uma ferramenta que vai ajudar em todos os passos anteriores!

O Acelerato, sistema de Help Desk online e gestão de Projetos, dispõe de várias ferramentas que otimizam o atendimento ao cliente. Com ele, é possível ter um diálogo eficiente com o cliente a qualquer hora e em qualquer lugar.

Além disso, o Acelerato automatiza operações, gerencia tarefas e ainda oferece uma completa área de relatórios para medir a qualidade da operação e do atendimento ao cliente.

Conclusão

Agora que você conhece a importância que o bom atendimento pode trazer para a retenção de clientes é hora de arregaçar as mangas!

Acredite, conquistar um novo cliente é muito mais caro do que manter um.

Oferecer um excelente atendimento ao cliente pode ser a vantagem competitiva que o seu negócio precisava para vender mais, ter uma reputação e ajudar os consumidores a alcançar o sucesso com seu produto ou serviço.

——————————————————————————————-



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui