O atendimento presencial ao cliente, demanda bastante jogo de cintura. Cada pessoa possui um tipo de personalidade e é importante que os colaboradores de uma determinada empresa saibam lidar com os mais variados estilos de consumidor.

Embora essa não seja exatamente uma tarefa das mais fáceis, é possível estabelecer laços de confiança e satisfação com quem é atendido.

Por isso, para ajudá-lo a obter excelência no atendimento presencial ao cliente, trouxemos dicas diretas que se referem a postura mais indicada ao atender o público pessoalmente:

1- Seja carismático:

Procure ser simpático e solícito ao abordar ou ser abordado por um cliente. Todos gostam de atenção e de um bom tratamento. Por isso, ser carismático, mas sem passar a ideia de que isso é algo forçado, é um primeiro passo importantíssimo para se obter excelência no atendimento presencial ao cliente.

2- Apresente o seu melhor:

Demonstre que se esforça para sanar os problemas do outro, mesmo que a solução não seja assim tão fácil de se obter. Negligenciar o consumidor pode despertar indignação e gerar uma imagem ruim do profissional perante todos.

Uma dica para te ajudar nesse ponto, é o de praticar a escuta ativa. Ela auxilia você, a oferecer um atendimento presencial diferenciado, por demonstrar estar 100% focado em auxiliar o seu consumidor no momento, te ajudando a demonstrar empatia e também a falar no momento correto.

3- Auxilie na medida certa:

Há clientes que preferem um atendente sempre por perto, outros sentem-se mais a vontade quando o solicitam, pois, não gostam de sentirem-se pressionados pela empresa. O desafio consiste em perceber de qual forma um determinado cliente gosta de ser tratado. Por isso, auxiliar o seu cliente na medida certa, significa que você está ali, pronto para ajudá-lo assim que ele solicitar, o que faz com que ele perceba maior valor em seu atendimento presencial.

4- Anote sempre que necessário:

Possuir um histórico sobre cada consumidor, auxiliará na hora de se lembrar a respeito da situação de cada um. O sistema Acelerato é uma ferramenta online que será muito útil nessa tarefa, uma vez que possui diversas funcionalidades, permitindo o acesso de qualquer ambiente, no momento em que se desejar. Além disso, anotar dados como dia do aniversário, auxilia você, a criar uma relação mais amigável com o cliente, que se sentirá especial por ter o seu dia lembrado pelo seu estabelecimento.

5- Trabalhe com algo que realmente goste:

Essa ainda é uma das chaves para o sucesso. Mais que obter retorno financeiro, o profissional deve procurar um trabalho em que sinta-se satisfeito. Sabe-se das frequentes dificuldades que o mercado de trabalho apresenta, mas é imprescindível que se almeje realizar um trabalho com felicidade. Caso ainda não seja possível estar no trabalho tão desejado, é importante procurar exercer as tarefas com o máximo de presteza possível, pois este pode ser uma ponte até o sucesso profissional.

6- Mantenha uma postura condizente com a empresa em que se trabalha:

Pode parecer um clichê, mas no momento do atendimento ao cliente, a empresa e o colaborador devem caminhar em consonância. O profissionalismo é algo contagiante, ou seja, inspira os colegas a lidarem melhor com os problemas que por ventura possam surgir. Uma das saídas que as empresas possuem para evitar que isso não ocorra, é investir no treinamento corporativo. Isso faz com que todos os seus atendentes estejam em sintonia, evitando que um cliente perceba uma mudança na qualidade do atendimento recebido de um dia para o outro.

7- Enxergue oportunidades ocultas:

Ao se atender um consumidor presencialmente, o colaborador tem a oportunidade de conquistar o cliente e reverter uma possível situação em seu favor. Por isso, um bom atendimento presencial deve enxergar as oportunidades ocultas, visando sempre ajudar o consumidor da melhor maneira, aumentando os resultados para a empresa.

Conclusão

Apesar de o momento atual da pandemia do Covid-19 restringir muito o atendimento presencial, ele se torna ainda mais importante no comércio essencial e também no atendimento remoto. Por isso, usar as dicas que trouxemos nesse artigo auxilia você a tranquilizar o seu cliente, afinal, ao receber um atendimento diferenciado, ele com certeza saberá onde retornar ou, pensará muitas vezes caso queira trocar sua solução.

Conteúdo original escrito em 09/05/2016 e atualizado em 01/04/2021


Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e agende uma demonstração com um de nossos especialistas clicando aqui