Sempre que algum tipo de crise atinge o projeto, cabe ao gestor saber como minimizar as perdas e retomar o controle sobre o que havia sido planejado anteriormente. Porém, essa pode ser uma tarefa bastante complicada, e que exigirá bastante conhecimento e perspicácia por parte do gerente de projetos. Para ajudar nesse caso, selecionamos a seguir algumas sugestões essenciais sobre a gestão de crises.

1) Comunicação

A comunicação entre toda a equipe é uma questão muitas vezes subestimada para o bom andamento de um projeto. Por isso, ao enfrentar uma crise, uma das primeiras medidas que o gestor deve considerar é melhorar a comunicação do seu time. Isso pode ser feito de várias formas, como por exemplo através do incentivo a troca de ideias sobre como superar o período de crise sem causar grandes prejuízos ao andamento do projeto.

Ao mesmo tempo, cabe também ao gerente de projetos saber o que deve e o que não precisa ser comunicado à equipe, tendo em mente que certas notícias ou informações negativas podem prejudicar a motivação do time.

2) Redobrar a atenção com a sua equipe

Durante momentos complicados como esse, o nível de estresse dentro do ambiente de trabalho costuma crescer exponencialmente, o que pode acabar gerando conflitos e desgaste emocional para os profissionais da equipe. Portanto, a habilidade do gerente de projetos em manter o seu time sobre controle em tempos de crise é, sem dúvidas, muito importante para que o projeto não seja ainda mais prejudicado.

3) Ser um bom líder

Ter espírito de liderança é um pré-requisito fundamental para os gerentes de projetos e são justamente nos períodos de crise que essa habilidade é colocada à prova. Portanto, cabe ao gestor identificar quais mudanças deverão ser feitas, atualizar as metas e modificar todo o planejamento caso necessário, tudo isso sem perder o controle de sua equipe, que deve se manter motivada e disposta a seguir as orientações de seu líder.

O Acelerato é uma ferramenta online para a gestão de projetos, que auxilia no controle das tarefas e também permite que o gerente acompanhe tudo o que está sendo feito por cada membro da equipe, o que contribui diretamente na melhora do desempenho e da produtividade do time. Para completar, a ferramenta possibilita um número ilimitado de projetos e várias funções chaves como a organização do Backlog e a criação de demandas de acordo com as necessidades de cada projeto.

 

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-