No universo dos negócios, aquilo que não é medido, muitas vezes, é deixado de lado. E, para que a gestão seja eficaz, é crucial focar nos indicadores certos. Hoje vamos falar sobre como funcionam os KPIs no Acelerato.

Esses indicadores medem o que realmente importa, trazendo um panorama detalhado de tudo relacionado à empresa e apontando caminhos para seu desenvolvimento. Acompanhe a partir de agora mais detalhes sobre o tema.

O que é KPI

Um KPI (Key Performance Indicator ou Indicador-Chave de Performance), é uma ferramenta que indica o sucesso de um negócio. Ele está relacionado a metas e estratégias que ajudam a impulsionar o desempenho em setores diferentes, como operacional, financeiro, RH e atendimento ao cliente.

Utilizar KPI gera uma série de benefícios, desde o processo de implantação, pois nesse momento os gestores precisam compreender os objetivos e traçar planos para conseguir os resultados almejados, estabelecendo os indicadores mais adequados e maneiras de acompanhá-los constantemente.

O monitoramento frequente das métricas permite o aprimoramento de processos e setores, além de reavaliações e correções de rota que estejam atrapalhando o desenvolvimento da empresa, assim como redirecionamento de investimentos. Eles também podem identificar tendências, ajudar a antecipar situações de alerta e fornecer informações importantes para tomada de decisão.

Os KPIs variam de acordo com a área em que são utilizados. No setor financeiro, por exemplo, algumas das métricas mais usadas são o ticket médio, margem de lucro, rotatividade do capital de giro, ponto de equilíbrio, ROIC (Retorno sobre o Capital Investido) e EBITDA (Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization – na tradução para o português: Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização).

KPIs no Acelerato

Com o Acelerato, não apenas oferecemos uma plataforma robusta de gestão de projetos e help desk, mas também colocamos ao seu alcance KPIs que direcionam sua atenção para o que é mais relevante, oferecendo dados como:

  • Tempo de resposta: quanto sua equipe demora a responder uma demanda inicial?
  • Satisfação do cliente: gera insights valiosos sobre áreas de melhoria.
  • Taxa de resolução no primeiro contato: eficiência logo na primeira interação!
  • Volume de tickets: monitoramento de picos e vales para otimizar a distribuição de recursos.
  • Tempo médio de resolução: permite a avaliação da agilidade e da eficácia do processo de resolução.

No Acelerato, entendemos que cada métrica tem sua importância, mas também reconhecemos que é essencial focar no que impulsiona resultados tangíveis para sua empresa e seus clientes.

Nossa ferramenta é baseada no sistema Kanban, que foca na execução de tarefas essenciais em um fluxo de trabalho contínuo, oferecendo dados consolidados e seguros que ajudam a acompanhar os KPIs.

Ela tem ajudado muitas empresas a realizar uma gestão inteligente, que permiteacompanhamento de todas as tarefas e suas particularidades, garantindo que o fluxo de trabalho ocorra de forma eficiente, com qualidade, respeito ao cronograma e ao orçamento.

Saiba mais sobre tudo que podemos oferecer para a sua empresa em www.acelerato.com.br