Como treinar sua equipe de Atendimento quando não há tempo para treinar

As rotinas operacionais são sempre dinâmicas e aceleradas, não é mesmo? A correria funcional é sempre um empecilho para a realização de atividades importantes para a garantia da qualidade corporativa. Tarefas como o treinamento e desenvolvimento de profissionais acabam ficando de lado, dado às prioridades nas entregas, nos resultados, indicadores e reuniões diversas. Mas será mesmo que é uma boa escolha deixar em segundo plano o treinamento de sua equipe?

A resposta é clara: Não! O treinamento é imprescindível para o atendimento das expectativas da organização, e deve ser priorizado nas rotinas corporativas, pois garante o alinhamento daquilo que se espera, colocando todos na mesma página, alinhados em um só discurso linear, garantindo qualidade das equipes de atendimento ao cliente.

É preciso focar na integração junto ao time, utilizar dessa ferramenta como primeiro passo para treinar os colaboradores, alinhando o que eles têm de melhor: a relação cotidiana entre si com os objetivos da companhia. O velho ditado de que a união faz a força vale muito para os treinamentos diários, afinal, tempo é dinheiro e não é possível perdê-lo em épocas de crise.

O segundo passo, mas não menos importante, é utilizar os agentes mais antigos da organização como tutores dos mais novos. A experiência que carregam, a cultura organizacional já assimilada e as práticas de negócio desenvolvidas, auxiliam na capacitação dos menos experientes, possibilitando maior agilidade no passar do conhecimento, bem como no entendimento do conteúdo na prática. É sem dúvidas uma das ações mais assertivas para treinar uma equipe quando não há tempo disponível para esse treinamento.

Treinar trabalhando gera uma importante base de conhecimento prático, que ao mesmo tempo que desenvolve, capacita no detalhe da função o colaborador treinando.

Importante ressaltar que para garantir excelência no atendimento ao cliente é preciso criar um book de objeções, antecipando os possíveis questionamentos de clientes, aqueles já conhecidos, que fazem parte da rotina do negócio. Manter a informação mapeada garante conhecimento de causa e propriedade daquilo que se informa, o que leva segurança ao cliente. Um atendente bem informado e municiado de dados consegue ter mais tempo para ser empático e argumentar mais humanamente com o público alvo.

E para finalizar, não podemos esquecer da documentação, etapa importante de formalização que abona e evidencia que todos foram treinados e capacitados para o desenvolvimento de suas atividades. A aplicação de uma avaliação rápida de conhecimentos, junto à uma lista de presença com os conteúdos repassados são o suficiente para atender à este item, essencial para os processos de treinamento.

E se quer bons exemplos de um sistema eficaz, prático e ágil, que permite o atendimento eficiente de qualquer lugar e a qualquer momento, convidamos você à conhecer o sistema online Acelerato, clicando aqui. Uma plataforma web simples, de fácil navegação, que permite resolver todos os seus problemas de atendimento em um só lugar.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-
Este post é um oferecimento de Acelerato – Sistema Online para colaboração, comunicação e produtividade.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui