cultura

Neste post iremos falar sobre a real importância e o conceito da Cultura Organizacional, mas antes de tudo, você sabe o que é Cultura Organizacional???
 

Cultura Organizacional é o conjunto de práticas, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de políticas internas e externas, compartilhados por todos os membros da organização.”fonte
 

Ela constitui o modo de pensar e agir de uma organização e é isso que difere uma empresa da outra. Podemos notar isso no tratamento com o cliente e funcionários, nos métodos de negócio, nas autonomias e liberdades oferecidas, no modo de gerenciamento, ou seja, em cada parte da empresa.

Para muitos a cultura organizacional não tem tanta importância assim, porém, é exatamente isso que fará com que seus clientes e funcionários optem por ficar na sua empresa, esse será o seu diferencial em meio a muitos concorrentes.

É de extrema importância que a cultura organizacional seja feita exatamente nos moldes em que você quer que sua empresa seja vista, pois uma vez enraizada a cultura será muito dificil mudá-la.

Abaixo vou dar algumas dicas de como formar essa cultura.
 

Missão / Visão / Valores:

É muito importante que todos os colaboradores saibam qual a missão, visão e valores da empresa, isso tem que estar claro para todos, para que trabalhem em prol desse objetivo e apliquem essa ferramenta em todas as partes da empresa.
 

Serviço / Produto:

Não só o cliente, mas todos da empresa devem conhecer os serviços prestados ou produtos vendidos, isso facilitará na forma com que as pessoas irão trabalhar em cima disso, querendo vender mais, ou melhorar cada vez mais a qualidade de seu serviço e isso começará a ficar enraizado nos colaboradores e será feito de forma natural, sem cobranças ou metas.
 

Integração / Treinamentos:

Mostrar ao colaborador como a empresa é, recepcioná-lo bem, fornecer bons treinamentos, isso aproxima o colaborador da empresa, mostra o quanto ela quer aquele profissional ao lado dela e o quanto ela investe em seus funcionários.
 

Metas / Feedback:

As metas estipuladas e os Feedbacks aplicados devem ser de forma clara, objetiva e profissional, visando a melhoria e não a crítica, aproximando o colaborador cada vez mais. Se os resultados foram positivos, bônus e premiações são fatores a serem considerados como diferencial.
 

Ideias / Participação:

Dar a oportunidade do colaborador contribuir com os assuntos relacionados à empresa, dando sugestões, tendo novas ideias, participando de reuniões e decisões, afinal ele é a sua principal ferramenta, ele sabe dos problemas da empresa e do cliente, ele pode ser a chave para o seu sucesso.
 

Essas dicas são a base para que a sua Cultura esteja formada, por isso faça com cautela e de forma eficaz, para que uma vez implantada ela se torne o diferencial que sua empresa sempre precisou, atraindo talentos e mantendo os que já possui.

 

“Cultura representa para grupos e organizações o mesmo que caráter para indivíduos” (Edgar Schein)

 

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-
Este post é um oferecimento de Acelerato – Sistema Online para colaboração, comunicação e produtividade.



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e cadastre-se gratuitamente clicando aqui