Hoje em dia sabemos a importância em dar feedbacks aos funcionários. Isso melhora a auto-estima, estimula o serviço, corrige falhas, porém você como Gestor está preparado para essa difícil tarefa?
Um feedback dado de maneira incorreta pode ocasionar constrangimento, desmotivação e resultados negativos nos colaboradores, ou seja, o oposto do que você quer.
Para que você consiga aprimorar essa tarefa, veja abaixo algumas dicas para que o Feedback faça parte da sua rotina diária.
1) Filtre as Informações:
Se várias pessoas opinam sobre o trabalho de quem será avaliado, o seu papel como gestor é filtrar e aprimorar essas críticas, para que se torne de fato um Feedback (construtivo). Não mencione nomes de quem avaliou a pessoa e filtre o que realmente for relevante, não se apegue a detalhes da vida pessoal e fale de forma construtiva.
2) Seja detalhista:
Muitos gestores pecam por fazer um Feedback generalista, cada funcionário tem o seu perfil e os seus erros, portanto seja detalhista, aponte exatamente o que está errado e o que deve fazer para melhorar, pois caso contrário a pessoa pode não entender o que de fato está acontecendo e aquele Feedback não trará nenhum retorno.
3) Estipule Tempo:
O Feedback não pode ser uma coisa demorada, tem que ser claro e objetivo. Além disso, estipule tempo também para os próximos Feedbacks, não faça de ano em ano e sim todas as vezes que houver necessidade, seja quinzenal, mensal ou trimestral, não demore mais que isso.
4) Não faça comparações:
Ninguém gosta de ser comparado a ninguém, ainda mais se for de forma negativa. Porém nós temos a tendência em fazer comparações, seja no serviço, nos relacionamentos, restaurantes, enfim, comparamos o tempo todo, mas tome muito cuidado para que isso não ocorra no momento do Feedback. Você quer resultados positivos e não o inverso.
5) Tenha Empatia:
Sempre se coloque no lugar da pessoa que irá receber esse Feedback, meça suas palavras, seja cordial, fale de forma educada, calma, pausadamente, não fale de qualquer forma e principalmente, fale em um lugar reservado e não na frente de todos.
Um feedback dado de maneira correta trará os resultados que você precisa e motivará seus colaboradores a sempre darem o melhor de si, se feito de forma errada passará a imagem de estar recebendo uma crítica e ocasionará desmotivação, frustração, vergonha e retração.
Feedback nada mais é do que realimentar, estimular e melhorar.
“Para apontar caminhos de desenvolvimento para uma pessoa, ainda não descobri nada mais rápido, barato e eficaz do que um bom feedback.”
(João Carlos Rocha)
Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-