Você sabe o que é o Workforce Management, ou Sistemas de Gerenciamento de Força de Trabalho? Ele é um conjunto de processos que visam melhorar o desempenho dos seus colaboradores e da instituição no geral. 

Além disso, esse tipo de sistema oferece diversas vantagens para seus colaboradores e também para a sua empresa. E, para te ajudar a sanar todas suas dúvidas sobre esse assunto, criamos o texto a seguir. Confira!

O que é e como funciona um sistema de Workforce Management?

O sistema de Workforce Management foi criado para auxiliar os gestores a terem um melhor acompanhamento das métricas e metas da organização. Essa plataforma foi criada visando elevar ao máximo o gerenciamento dos seus colaboradores. 

Para termos uma ideia sobre como o Workforce Management funciona, em uma equipe de suporte que visa aumentar seus índices de felicidade do cliente, por exemplo, as principais métricas que o sistema gerencia, são:

  • Previsão de chamadas;
  • Análise da necessidade da quantidade de atendentes por turno;
  • Criação das escalas com base em algoritmos;
  • Monitoramento dos seus indicadores de desempenho.

É interessante notar que esse tipo de sistema possui como principal objetivo, captar informações internas para que sua empresa seja mais produtiva e consiga ter um melhor aproveitamento da produtividade de seus colaboradores.

Agora que entendemos isso, vamos ver quais são os benefícios que esse tipo de sistema oferece para nossa empresa.

Benefícios do Workforce Management para as empresas

Vimos acima como o sistema de gerenciamento de força de trabalho funciona. Agora, vamos conhecer os principais benefícios que ele oferece para uma empresa. Eles são:

  • RH Estratégico;
  • Criação de Melhores Programas de Incentivo;
  • Colaboradores mais satisfeitos;
  • Maior retenção de talentos;
  • Clientes mais contentes;
  • Criação e revisão de melhores processos;
  • Entre outros.

Abaixo, vamos entender melhor sobre eles!

RH Estratégico

Afirmamos que um dos maiores benefícios de contar com um sistema de gerenciamento de força de trabalho, é o de desenvolver um RH estratégico em sua empresa. 

Afinal, esse tipo de ferramenta auxilia a sua área de recursos humanos a terem as melhores informações sobre seus colaboradores, permitindo uma melhor administração, focando nas melhores competências deles.

Criação de Melhores Programas de Incentivo

Além de possuir um RH estratégico, esse tipo de ferramenta te auxilia a manter apenas os melhores em seu quadro de colaboradores. E, uma das coisas que movem as pessoas, são as recompensas. 

Por isso, é correto afirmar que um sistema de Workforce Management te auxilia a crias os melhores programas de incentivo, desafiando seus colaboradores e tendo a plena certeza de que eles irão dar o máximo para garantirem mais uma recompensa.

Colaboradores mais satisfeitos

Se nós temos um RH que pensa nas pessoas e cria os melhores programas de incentivo, temos colaboradores mais satisfeitos. 

Além disso, com o sistema de gestão de força de trabalho, conseguimos criar as melhores escalas de trabalho, com antecedência. Isso permite que seus colaboradores saibam suas folgas, permitindo que eles se programem da melhor maneira para seus dias de descanso.

Maior retenção de talentos

E todos esses pontos acima nos ajuda a entender que todas essas práticas, realizadas pensando no colaborador e em como maximizar o seu dia a dia de trabalho, conseguimos ter um índice maior de retenção dos nossos talentos.

Além disso, com um gerenciamento melhor de sua equipe de atendimento, todos sabem o que cada um tem que fazer. Isso contribui para que o clima dentro da empresa seja melhor, com menos brigas.

Clientes mais contentes

Conforme pudemos constatar pelo que mostramos anteriormente, contar com um sistema de Workforce Management fazem a diferença positivamente para o bem-estar do seu colaborador.

E, isso é refletido diretamente no atendimento que o seu cliente recebe. Logo, ele consegue perceber como o seu suporte melhorou, o que gera uma visão positiva dele com o seu sistema, reduzindo sua taxa de churn.

Criação e revisão de melhores processos

E por último, mas não menos importante, ao implementar esse tipo de SaaS, você consegue criar e revisar os melhores processos de trabalho para o seu time. 

Além disso, essa solução te ajuda a identificar quais são os furos que seu time possui no desempenho. Isso permite que você ajuste sua carga de trabalho e o direcione para o caminho certo. 

Essa visão do desempenho dos colaboradores é o que faz com que você consiga melhorar todas as áreas de sua empresa, seja o RH, o seu Suporte, área de marketing, etc.

Conclusão

Espero que tenha ficado claro para você, o que um sistema de Workforce Management faz e como ele auxilia a sua empresa. Afinal, essa ferramenta acaba auxiliando demais o seu RH a criar as melhores formas de reter o seu colaborador, contribuindo para o aumento da qualidade do seu suporte.

Além disso, o fato dessa ferramenta fornecer para você, todos os dados referente à sua operação, permite que os gestores consigam se antecipar e melhorar o planejamento. Isso evita que em determinado horário, seus colaboradores fiquem sobrecarregados.