A motivação é uma parte essencial para o desenvolvimento de um profissional, já que facilita na execução de algumas tarefas do seu dia-a-dia. Ela pode ser nutrida de duas formas: interna, onde uma pessoa usa seus próprios objetivos e ambições para realizar aquela tarefa, ou externa, quando recebe estímulos ou recompensas para dar o seu melhor em um trabalho.

Para contornar esses obstáculos muitas empresas usam o ciclo motivacional para manter a qualidade e engajamento do seu time. A premiação para funcionários motivados é muito utilizada nesse método de gestão, mas não devemos confundir a atração, com motivação.

Apesar de ser um fator de atração, um salário alto não garante que um funcionário esteja sempre motivado. E é aí que o ciclo motivacional entra para salvar a sua equipe. 

Por isso, para te ajudar a manter a motivação da sua equipe sempre em alta, criamos o artigo a seguir. Nele, te contamos o que é e como aplicar o ciclo motivacional no seu time. Confira!

Antes, vamos entender o que é o ciclo motivacional!

Os contratempos do dia-a-dia acabam afastando o seu funcionário dos reais objetivos dele, ainda mais quando as dificuldades se tornam recorrentes. Logo, é normal que eles se questionem se vale a pena continuar lutando por uma causa.

O Ciclo motivacional é uma ferramenta usada na gestão empresarial e tem como objetivo engajar e motivar os colaboradores, para que eles possam ter sucesso em suas tarefas.

Ele também faz parte de um desenvolvimento pessoal, onde o profissional pode se destacar e trazer o melhor de si para o ambiente de trabalho. O resultado individual, acaba trazendo benefícios para toda a empresa, ou seja, todos ganham quando o ciclo motivacional é aplicado!

Etapas do ciclo motivacional

Para te ajudar a entender como ele funciona e como ele afeta o dia do seu colaborador, vamos te explicar cada etapa deste ciclo. Elas são:

  1. Equilíbrio – Ele está em um equilíbrio psicológico enquanto exerce o seu trabalho;
  2. Estímulo – Acontece um imprevisto ou uma emergência;
  3. Necessidade – O funcionário tem que mudar o foco para resolver o seu trabalho;
  4. Tensão – Nesse momento o profissional perde o equilíbrio e entra em um estado de tensão. Essa etapa deve levar uma atenção maior, já que pode gerar um estresse ou ansiedade no colaborador. Ele deve manter a calma e se planejar para tomar as melhores decisões;
  5. Comportamento ou Ação – Nesse momento a tensão já passou, é a hora de colocar as tarefas em ação;
  6. Satisfação – O trabalho é concluído com sucesso, deixando o profissional satisfeito. Nesse momento ele recupera o seu equilíbrio mental.
  7. O ciclo recomeça 

Entender como cada um da sua equipe lida nos diferentes estágios do ciclo, vai te ajudar a ser mais assertivo na hora de definir uma ação, visto que, temos jeitos únicos de lidar com o mesmo tipo de pressão. 

A personalização da sua ação pode ditar o sucesso de um funcionário, já que, uma tensão mal resolvida causa uma perda de produtividade, o que afeta diretamente na sua motivação.

É importante detectar a causa dessa frustração. Por exemplo, fazendo uma pesquisa com a sua empresa você pode acabar descobrindo que alguns profissionais deixam de fazer tarefas por falta de treinamento.

Com a pesquisa você descobre o que os deixa motivados e o que leva a frustração, facilitando na hora de aplicar um ciclo motivacional de sucesso. Agora, vamos conhecer algumas práticas para manter os seus colaboradores motivados.

Como manter seus colaboradores motivados?

Dê feedbacks 

Não existe nada melhor do que ser reconhecido por ter feito um bom trabalho, mas não é só para isso que o feedback serve, além disso, ele é uma ferramenta que os gestores possuem para apontar pontos positivos e aqueles que devem melhorar.

É legal estabelecer um dia fixo para a conversa, assim gestor e colaborador podem pensar quais temas querem abordar, falando, por exemplo, sobre os projetos que participaram e onde veem uma possível melhoria na empresa.

Mostrando que toda opinião é bem-vinda,seu time se sente motivada a fazer o feedback de maneira assertiva, pensando não só no crescimento individual, mas em toda a equipe.

Estabeleça metas claras

Como se manter motivado sem saber o propósito do seu trabalho? Os gestores devem planejar e compartilhar as metas, assim, seu time pode focar nos projetos de maneira produtiva, entregando os melhores resultados.

Agora, a grande dúvida que fica, é sobre como aplicar o ciclo motivacional na sua equipe?

O primeiro passo para um ciclo efetivo é encontrar o motivo da insatisfação dos seus funcionários, nem sempre será fácil, já que, pela correria do dia-a-dia elas possam ter passado em branco.

Nessa etapa a pesquisa de satisfação é muito importante para que você chegue na real raiz do problema, descobrindo os motivos que influenciam direta ou indiretamente na produtividade de cada um.

Voltando ao exemplo, quando descobrimos que um colaborador deixa de render porque não teve um treinamento, podemos concluir que é esse o fator que leva ao desequilíbrio do ciclo motivacional.

A partir daí, você tem algumas opções:

  • Falar para ele terminar a tarefa mesmo sem treinamento, sabendo do risco de ter um resultado ruim;
  • Dizer para ele deixar para depois, acumulando trabalho e aumentando a procrastinação;
  • Desistir de fazer esse trabalho.

De qualquer forma seu funcionário vai passar por algum tipo de frustração. Nesse caso, para que essa situação se resolva, treinar o profissional para realizar a tarefa é a melhor opção, assim, ele pode passar pelo ciclo motivacional sem ser interrompido por tensões. 

Conclusão

Espero que você tenha entendido a importância de ter um ciclo motivacional e como aplicar ele para manter a sua equipe entregando os melhores resultados.

Além disso, se lembre sempre de criar uma cultura de treinamento em suas equipes, assim, você faz com que ele consiga realizar suas tarefas sem maiores problemas! 

Quer receber dicas sobre atendimento, gestão e projetos ágeis? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.