Uma das melhores maneiras de saber se o seu cliente está satisfeito com seu produto/solução, é perguntando diretamente para eles. Porém, isso é algo que afeta a qualidade da experiência de compra dele, além de ser algo invasivo. Por isso, a melhor maneira de obter esse feedback, é através das pesquisas de satisfação.

E, apesar de ser essencial para as empresas coletarem esses feedbacks, existem algumas dificuldades que enfrentamos quando decidimos por criar uma pesquisa de satisfação. 

Por isso, para te ajudar com esse desafio, criamos o blogpost a seguir. Nele, te mostramos 4 dicas para criar pesquisas de satisfação de maneira simples e rápida. Confira!

Antes, vamos lembrar o que são as pesquisas de satisfação!

Conforme falamos aqui, as pesquisas de satisfação são um mecanismo que as empresas utilizam que, possibilitam com que elas percebam se, de fato estão realizando um trabalho satisfatório para o seu cliente.

Ela é utilizada para que você consiga compreender seus gostos e necessidades, além de mapear também o principal, aquilo que lhes causa grande desconforto. Elas possuem grande importância no processo de fidelização do seu consumidor e, é uma das responsáveis por ajudar no relacionamento saudável e duradouro entre cliente e empresa.

Para entendermos melhor ainda sobre as pesquisas de satisfação, vamos ver o vídeo abaixo:

Agora sim, vamos as 4 dicas para criar pesquisas de satisfação!

Como falamos acima, as pesquisas de satisfação são importantíssimas para te ajudar a obter o feedback do seu cliente sobre um determinado serviço ou então, sobre uma funcionalidade nova que você lançou. 

Por isso, para te ajudar a coletar mais facilmente esse feedback, te trouxemos 4 dicas para criar pesquisas de satisfação. Elas são:

  • Realize um planejamento para lançar sua pesquisa;
  • Defina o problema a ser resolvido;
  • Crie pesquisas dinâmicas;
  • Ofereça algum benefício para o seu cliente que responder à pesquisa.

Abaixo, vamos entender melhor sobre as dicas!

Realize um planejamento para lançar sua pesquisa

Realizar um planejamento para lançar sua pesquisa é a primeira dica que nós te damos. 

Afinal, é necessário criar o formulário, as questões, verificar se ela está de acordo com o seu objetivo e também, se sua pesquisa permite que o público consiga expressar um feedback verdadeiro e que te ajude a melhorar sempre.

Defina o problema a ser resolvido

Ao iniciar uma pesquisa de satisfação, é necessário ter consciência do problema que você busca resolver com ela. Afinal, todo o conteúdo da pesquisa, será direcionado para sanar o seu problema. 

Por isso, a segunda dica que nós te damos para criar pesquisas de satisfação, é o de definir qual é o problema a ser resolvido.

Para conseguir defini-lo, existe um método bem simples. Basta que você transforme o seu problema, em uma pergunta. Por exemplo, se você quer saber se uma nova funcionalidade irá agregar valor para a maioria dos seus clientes, o ideal é realizar uma pesquisa antes com sua base. Dessa forma, você consegue agregar cada vez mais valor para sua base, fidelizando-os.

Crie pesquisas dinâmicas

Atualmente, somos bombardeados com muita informação, não é mesmo? E, quando vemos uma pesquisa muito grande e que demande bastante tempo, normalmente protelamos para responder, não é mesmo?

Por isso, foque em criar uma pesquisa que seja rápida e fácil do seu cliente responder. Mas fique atento em criar algo que possibilite que seus consumidores consigam dar o feedback sincero e que cumpra com o propósito de te ajudar a melhorar sempre o seu produto.

Ofereça algum benefício para o seu cliente que responder à pesquisa

E, nossa última dica é para quando a pesquisa é um pouco mais complexa, mas necessária, para que você consiga coletar o melhor feedback possível. 

Por isso, ofereça algum benefício especial para os clientes que responderem suas pesquisas. Uma dica é a de oferecer uma consultoria ou um tempo a mais de suporte no mês. Isso faz com que mais clientes queiram responder, por observarem um resultado imediato de suas ações.

Conclusão

Legal conhecer essas 4 dicas para criar pesquisas de satisfação, não é mesmo? Afinal, as pesquisas são uma parte importantíssima do nosso trabalho e devem ser uma rotina em sua empresa.

Por isso, se lembre sempre de validar suas novidades com as pesquisas de satisfação. Afinal, ela é uma das maneiras que você possui de fidelizar o seu consumidor!



Ainda não conhece o Acelerato? Não perca tempo, acesse agora e agende uma demonstração com um de nossos especialistas clicando aqui