Muito se tem falado em ITIL, mas você sabia que existem uma certificação ITIL? Há processos onde essa certificação é mais pré-requisito!

Quer dicas para tirar a certificação ITIL de primeira? Então continue lendo:

O que é ITIL?

O ITIL (então conhecido como CCTA, ou Central Computer and Telecommunications Agency, e, posteriormente, como OGC, ou Office of Government Commerce) foi criado na década de 80 pelo governo da Grã Bretanha que tinha o objetivo de organizar seus processos de Tecnologia da Informação (TI).  Hoje é adotado por inúmeras organizações públicas e privadas, tendo se transformado no suporte para gerenciamento de serviços de TI mais utilizado no mundo.

Assim, a obtenção da Certificação ITIL se tornou fundamental para quem pretenda evoluir na área. Em muitos casos, é pré-requisito para a maior parte das vagas a serem ocupadas nesse setor.

Dicas para tirar a Certificação ITIL

Por isso, e como queremos que o Acelerato seja para você uma importante ferramenta de Help Desk, passamos a seguir dicas que lhe ajudarão a conquistar sua Certificação ITIL. Confira!

  1. Por mais experiência que você possua na área, não dê sopa para o azar: leia, revise, reflita, memorize… enfim, estude!
  2. Tudo, absolutamente tudo o que pode ser cobrado no exame está disponível para consulta no Programa de Estudos (Syllabus) oferecido gratuitamente pela Axelos (empresa que detém os direitos autorais do ITIL) e pode ser obtido neste link.
  3. Dê ouvidos aos especialistas: vários autores já escreveram sobre o tema e seus conhecimentos podem ser acessados em livros como este, este ou este.
  4. Lembre-se de que o treino leva à perfeição: antes de se apresentar para o exame, canse de fazer simulados! Há vários deles à sua espera na internet, como este aqui.
  5. Tenha em mente que “devagar se vai ao longe”: de nada adianta você querer apreender todos os conceitos que lhe serão exigidos no exame da noite para o dia! Organize uma rotina diária de uma hora de estudo – sua preparação será muito menos cansativa e o resultado muito mais satisfatório!
  6. Encontre um local tranquilo para estudar, o mais isento possível de ruídos e preocupações externas que possam distrair você: assim, sua hora de estudo será muito mais rentável.
  7. Na prova você terá 60 minutos para responder a 40 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada. Portanto, não se afobe: há tempo suficiente para ler todas as questões e pensar sobre elas. Evite erros bobos, pois o que vale não é acabar o exame mais rapidamente – é acertar mais questões! Quem acertar 26 delas, obterá o certificado.

Conclusão

O ITIL no Help Desk oferece um ótimo ganho, portanto, não negligencie essa metodologia!

Você só tem a ganhar ao tirar a Certificação ITIL. Por isso, se dedique aos estudos que tudo vai valer a pena.

Bons estudos e Boa sorte!

Gostou? Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.

Quer receber as últimas novidades sobre atendimento? Então inscreva-se na newsletter no canto superior direito desta página.